Atualmente, os brasileiros preferem utilizar aplicativos de mobilidade a transportes públicos, conforme uma pesquisa realizada em agosto pela Confederação Nacional da Indústria e divulgada em agosto de 2023. Segundo o estudo, 64% dos usuários de apps consideram os serviços oferecidos como bons ou ótimos. Observando a alta demanda de usuários nesse tipo de serviço e, consequentemente, as altas perspectivas de negócios no mercado, Allan Barros, empresário e investidor criou a DriveTryp, que segundo ele, pretende ser o futuro da mobilidade urbana sendo a primeira rede de franquias de aplicativos de mobilidade urbana do Brasil. Com um modelo home-based e faturamento mensal de R$ 195 mil – caso o franqueado tenha 25 motoristas atuando na região -, a rede busca oferecer maiores oportunidades para quem deseja investir no setor.
“O brasileiro sempre teve uma grande atração pela tecnologia. A cada dia que passa, estamos cada vez mais conectados às redes sociais e a diferentes aplicativos. Do outro lado, temos um modelo de franchising robusto, que resiste a diversas crises e se expande ano após ano. Então, por que não unir os dois? A DriveTryp consiste nesse casamento entre aplicativos de mobilidade e franchising. É um setor ainda muito pouco explorado e que tem perspectivas muito altas de lucro para o investidor”, comenta Allan Barros, CEO e fundador da DriveTryp.
Na prática, o franqueado pode realizar a divulgação do aplicativo em sua região. O faturamento do franqueado é de até 5% de cada corrida realizada, ou seja, quanto mais motoristas o franqueado tiver na região, maior será seu faturamento. Em um modelo totalmente digital, além de a franquia não precisar ter espaço físico, é possível que o franqueado atue em qualquer lugar do planeta.
“Para auxiliar o franqueado, nós oferecemos suporte 24h e estratégias de marketing para expansão do App, alem de melhores condições aos motoristas e passageiros. Aos motoristas, temos as taxas mais baixas do mercado e também oferecemos um bônus para aqueles motoristas que compartilharem o DriveTryp com outros motoristas. Já para os passageiros, além de dispormos de funcionalidades específicas, como o mototáxi e o modo mulher, exclusivo para atender apenas mulheres, temos também o sistema de cashback, ou seja, quanto mais o usuário utiliza o app, mais crédito ele ganha para as próximas corridas, podendo conquistar corridas gratuitas e ate mesmo sacar seu cashback no pix”, conclui o CEO.