Empreender no setor de tecnologia pode apresentar uma série de desafios a serem superados. No entanto, quando se escolhe uma franquia para dar início a essa jornada, os percalços enfrentados podem ser reduzidos.
A Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, depois de um planejamento de quase cinco anos, muito estudo, business plan e, principalmente, 15 anos de experiência de seu CEO Rafael Franco na área, passando por todos os cargos que compõem um time de software, acaba de lançar sua franquia.
De acordo com Franco, a franquia da Alphacode oferece aos empreendedores acesso imediato a um conjunto de práticas testadas e comprovadas, desenvolvidas ao longo do tempo. “Isso evita uma curva de aprendizado acentuada e minimiza os desafios que um novo negócio na área de tecnologia pode enfrentar. O investimento é entre 80 e 200 mil reais, payback em 18 meses e retorno de até 30% ao mês”, revela.
Além disso, a estrutura de suporte proporcionada pela franquia, que abrange desde o compartilhamento das melhores práticas até a assistência na resolução de desafios, reduz consideravelmente os riscos relacionados a um empreendimento independente na área tecnológica.
Franco ainda ressalta a economia de tempo como fator de impulsionamento do negócio. “A nossa empresa nasceu de um experimento de quase 25 anos de carreira e, nos últimos dez anos, é fruto da colaboração de mais de 200 pessoas que ajudaram a construir nossos processos de operação. Some-se a isso o fato de eu já ter empreendido sem sucesso em outras três oportunidades. Ou seja, eu precisei viver na pele as experiências necessárias para modelar um negócio de sucesso”, relata.
O CEO da Alphacode também argumenta que, ao unir o conhecimento especializado da franqueadora com a liberdade empreendedora do franqueado, esta abordagem oferece uma fórmula equilibrada para explorar as oportunidades do mercado.
A possibilidade de contar com uma marca já estabelecida também é um dos pontos positivos. “Uma das maiores dificuldades de uma empresa iniciante é ser aceita no mercado. Construir sua marca leva tempo e demanda investimentos, seja em marketing, publicidade, eventos, patrocínios e outras dezenas de atividades necessárias para construir uma organização reconhecida no setor”, relata.
Mesmo com muito estudo e dedicação, o início dessa trajetória pode apresentar diversos desafios. “Foram dez anos de muito investimento de tempo, energia e dedicação para criar os processos que permitiram à Alphacode ter algumas das maiores empresas do Brasil como clientes, com mais de 300 projetos de sucesso desenvolvidos”, declara o empresário.
Franco acredita que a implementação de processos bem definidos foi a chave para encontrar o sucesso. “E esses processos não acontecem apenas no desenvolvimento de softwares e aplicativos, que é o core da empresa, mas também para contratar corretamente, vender de forma consistente, atender com qualidade e contar com procedimentos sólidos para as áreas financeira, jurídica e de governança”, pontua.
Para o CEO, os erros cometidos ao longo dos anos foram fundamentais para transformar sua empresa em uma marca de sucesso. “Na última década passamos a entender como as coisas devem e não devem ser feitas. Isso significa que, ao empreender com o modelo de franquia, podemos aprender com os erros dos outros e não com os nossos. Essa é a melhor opção para aqueles que têm o sonho de gerar valor nesse mercado que é tão vibrante, possibilitando que grandes empresas de tecnologia estejam presentes nas mais diversas cidades ao redor do Brasil”, finaliza.