Em uma era onde a aparência se tornou primordial, os millennials (nascidos entre 1981 e 1996) estão buscando cada vez mais por tratamentos preventivos e menos invasivos. Segundo o Grand View Research, o mercado global de medicina estética foi avaliado em US$ 99,1 bilhões em 2021, com a expectativa de manter os resultados positivos nos próximos anos, apresentando uma taxa de crescimento de 14,5% até 2030. Esses números expressivos decorrem da popularização das cirurgias plásticas e procedimentos estéticos como a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e bioestimuladores. A satisfação pessoal e a autoestima têm sido prioridades para essa geração, razão pela qual essas técnicas têm ganhado destaque, proporcionando resultados imediatos, preços mais acessíveis e menos desconforto.
Com mais de 30 anos em uso e considerado o procedimento estético número um no mundo, a toxina botulínica segue se destacando nos consultórios, apresentando um aumento de 360% em seu uso, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A Dra. Juliana Caldas, speakers da Botocenter, rede especializada na aplicação de toxina botulínica, confirma que cerca de 70% dos clientes atendidos pela empresa fazem parte da geração millennials. “A toxina botulínica, sem dúvida, é o tratamento mais procurado por esse público, devido ao custo acessível e aos resultados bastante substanciais, seguido do preenchimento do “bigode chinês”. Para os mais jovens, os procedimentos preventivos mais recomendados incluem a toxina, bioestimulador de colágeno e também aqueles que corrigem algumas perdas volumétricas e realçam a beleza, como o preenchimento labial”, complementa Caldas.
A toxina botulínica veio mesmo para ficar, conforme o relatório da Mordor Intelligence, o mercado de toxina botulínica foi avaliado em mais de US$ 3,6 bilhões em 2020 e estima-se atingir mais de US$ 7,8 bi até 2026, registrando uma taxa de crescimento anual de 9,94% durante o período de previsão.
Setor aquecido
Com crescente demanda para atender às novas necessidades dos millennials, o setor de saúde, beleza e bem-estar tem visto seu faturamento disparar. Conforme o último balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um aumento de 21,5% no faturamento ao longo de 2022, representando a segunda maior taxa no segmento. Segundo a entidade, a tendência é que esse bom desempenho perdure, com uma projeção de aumento entre 9,5% e 12% no faturamento em 2023.
“As pessoas estão com outro conceito sobre procedimentos estéticos. O público tem mudado muito nos últimos tempos, estimulando o crescimento desse setor e movimentado os consultórios médicos e clínicas estéticas”, aponta Rafael Mansilla, Diretor Executivo da Botocenter.