Em agosto de 2013, Andrea Gomide Gomes e Leonardo Prando Santos, que tinham por volta de vinte anos de idade, decidiram unir os conhecimentos teóricos que tinham para começar um negócio próprio. O que os motivou foi que, na época, Leonardo – que cursava engenharia mecânica – se apaixonou pela disciplina de empreendedorismo e Andrea lecionava gestão empresarial no Instituto Federal do Espírito Santo. Para a primeira experiência como empreendedores, optaram por abrir uma filial da rede Zé Coxinha, na cidade de Colatina, Espírito Santo.
“O desafio que enfrentamos no começo foi a falta de vivência que tínhamos no empreendedorismo prático, já que vimos a necessidade imediata de realizar contratações, demissões e assumir riscos do negócio”, contam. Relatam, também, que as suas famílias ficaram receosas com a escolha de largar tudo e investir em um negócio sendo tão jovens.
Porém, o casal não desistiu e se empenhou para garantir o sucesso da loja a cada dia. Andrea e Leonardo ressaltam que em qualquer empreendimento próprio a vida do empreendedor e a do empreendimento passam a ser uma só, sendo constante a busca por melhorias.
“A dica que damos para novos empreendedores é que não meçam esforços no que tange à dedicação do negócio. Após a inauguração, a sensação é como a de um filho que acaba de nascer e que precisa de todos os cuidados iniciais”, aconselham.
Em 2015, com a loja de Colatina prosperando, os empreendedores decidiram abraçar um novo desafio, inaugurando uma segunda unidade da Zé Coxinha na cidade de São Mateus, também no Espírito Santo. Movidos pela experiência adquirida com a primeira loja, o casal esperava que a implementação e administração fossem mais rápidas. Mas tiveram que ficar quatro anos na cidade para se assegurarem de que a loja estaria em boas mãos e que tivesse os seus padrões de qualidade seguidos.
“Quando falamos de negócios, sejam eles franqueados ou não, não existe uma receita de sucesso a ser seguida. O que existe, de fato, é uma série de variáveis que não estão sob nosso controle. Precisamos ter percepção de cada uma delas e alinhá-las aos ajustes dos processos, pois é isso que garante a vida do negócio”, afirmam.
Em 2021, tiveram que se adaptar a uma mudança ocorrida na rede Zé Coxinha: a marca foi adquirida pelo grupo Nazca CO, especializada em gestão e reestruturação de negócios, trazendo grandes mudanças e um notável crescimento para a rede, que passou a ser uma franquia. Assim, a empresa tornou-se pioneira no Brasil a oferecer salgados em embalagens individuais.
O casal enxergou nessa nova fase uma possibilidade de participar ativamente da gestão, o que resultou numa agenda muito mais flexível. “A mudança foi muito importante para a sobrevivência da própria marca num segmento cada vez mais acirrado pelo mercado. Os investimentos em pessoas, processos e gestão alavancou toda a rede”, relatam.
Hoje, à frente de três lojas da rede, o casal acredita que a motivação constante para persistir no empreendimento advém da convicção de que o caminho empreendedor é uma jornada contínua de aprendizado.