O cenário profissional no Brasil está vivendo uma verdadeira revolução, onde os smartphones passaram a ser ferramentas essenciais de trabalho. Estudos da Mobile Ecosystem Forum (MEF) mostram que 66% dos trabalhadores no Brasil adotaram seus próprios smartphones para desempenhar tarefas profissionais; já a pesquisa conduzida pelo FGVcia (Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas), revela que no Brasil há uma média de 2,2 dispositivos digitais por habitante. Essa estatística ilustra o quanto os dispositivos se tornaram essenciais no nosso cotidiano.
Essa notável transformação digital em que o país está passando traz os smartphones em papel de destaque, sendo uma imprescindível ferramenta de trabalho. O aumento do uso dos dispositivos móveis destaca a importância de profissionais das mais diversificadas áreas se manterem produtivos em qualquer lugar, como no caso da Sonhagro, Marketing Bag e Mary Help, franquias onde é possível fazer todo o atendimento utilizando apenas o seu celular com acesso à internet.
O relatório também destaca o impacto da pandemia nessa tendência, com o trabalho remoto impulsionando a necessidade de manter a produtividade, independentemente do local. “Aqui na Arena Baby, durante a pandemia, impulsionamos a venda dos nossos artigos – roupas de bebês e crianças – adotando estratégias de vendas virtuais”, relata Pedro Cruz, diretor de expansão da marca.
O uso das redes sociais, facilmente acessadas por qualquer dispositivo conectado, impulsionou a Love Gifts que, utilizando-se do recurso, manteve seu crescimento econômico mesmo no período pandêmico, com comercialização de seus produtos de forma online, operados pelo celular com acesso à internet. Aproveitando a combinação das lives de beleza e a visão empreendedora, Kelly Nogueira – fundadora da rede de franquias Espaço Make – criou um site onde comercializa maquiagens a preços populares e que podem facilmente ser adquiridas através de alguns toques no smartphone, conectando o consumidor ao franqueado mais próximo.
Já para aqueles que desejam empreender e dispõem apenas do celular, algumas franquias possuem modelos com baixo investimento e que podem ser operados apenas pelo aparelho. Na Marketing Bag, por exemplo, franquia especializada em publicidade e propaganda em sacos de pão, o franqueado consegue operar todo seu negócio de forma prática e eficiente através do smartphone. Da mesma forma acontece na Sonhagro, rede especializada em crédito rural, franquia em que os produtos podem ser vendidos utilizando apenas o smartphone, com excelentes possibilidades de lucro.
Para quem quer investir em outros setores, a Mary Help, franquia especializada em prestadores de serviços domésticos, possibilita que toda a contração do serviço seja feita através do site, app ou whastapp. No conceito Dark Kitchen, a N1 Chicken, maior rede de franquias de frango frito do Brasil, efetua todas as vendas remotamente, através de apps parceiros.
Como a transformação digital continua a moldar o cenário no Brasil, presenciamos mudanças significativas em diversas esferas. No setor financeiro, por exemplo, podemos citar o Grupo KSL, que atua no segmento de crédito e cobrança, facilitando a negociação remota, tornando o atendimento rápido e eficaz. O setor industrial também acompanha a evolução, com a crescente demanda por MRO. O Melhor Indústria, primeiro e-commerce especializado no segmento no país, teve um crescimento de 180% no volume bruto de mercadorias (GMV). O que só demonstra como o uso do smartphone é essencial nos dias atuais.