Investir em um e-commerce para as pequenas ou médias empresas tem sido algo cada vez mais corriqueiro. Isso acontece por conta de o mundo viver em um cenário extremamente favorável, com as expectativas muito animadoras até o ano de 2026.
De acordo com o levantamento feito pela Visa Consulting & Analytics, cerca de 70 mil empresas entraram para o e-commerce desde 2020, quando iniciou a pandemia de Covid-19.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) registrou no ano passado a abertura de 36 mil lojas virtuais no Brasil. Isso resultou em uma marca de 565.300 sites de comércio eletrônico registrados no país, significando um crescimento de 6,82% em comparação com 2021.
Ainda de acordo com a Abcomm, em 2022 o número de compradores virtuais era de 83,79 milhões, porém a estimativa é de que até 2027 esse número chegue a 102 milhões. Para aproveitar esse crescimento e atrair esses novos compradores virtuais é importante que a empresa tenha um diferencial em relação a sua concorrência.
Pensando nisso, a Gigatron Franchising – marca especializada em software de gestão para micro e pequenas empresas – conta com duas plataformas dedicadas especialmente para as pequenas e médias empresas que desejam ingressar no comércio digital. “Através delas é possível vender em uma loja virtual de uma forma simples e fácil, além de ter um plano acessível”, comenta Victor Ruiz, sócio-diretor da franquia.
E-commerce para PMEs
O foco das duas plataformas de e-commerce oferecidas pela Gigatron é de contribuir para os pequenos e médios negócios, que ainda não fizeram nenhum tipo de introdução digital. Além disso, por contar com valores acessíveis e ser de fácil manuseio, acaba sendo outro atrativo para as PMEs.
“Esses recursos digitais ajudam muito a acelerar o processo digital e a experiência de vendas online dessas empresas. Através dela será possível gerar um aumento na receita e manter as vendas organizadas”, salienta Victor.
De acordo com o sócio-diretor da rede, a primeira plataforma oferecida por eles é denominada de Shop Giga. “Essa ferramenta é focada em clientes do varejo, onde ele consegue de forma simples e rápida introduzir digitalmente a sua marca e seus produtos.”
Ruiz conta que a outra frente é dedicada especialmente para quem possui negócio no segmento de alimentação. “A segunda plataforma nós denominamos de Foodzap. Essa é para quem conta com a necessidade de disponibilizar um cardápio digital e aumentar suas vendas pelo delivery.”
Intuitiva e personalizável
Alguns empreendedores sentem dificuldades de incluir o seu negócio em um e-commerce pelo fato de não terem conhecimento no assunto, gerando insegurança de dar esse próximo passo. Porém, uma das finalidades da Gigatron com essas ferramentas é justamente levar uma loja virtual intuitiva e de fácil acesso.
“Em poucos minutos é possível criar, personalizar com cores e logo, além de cadastrar os produtos. Inclusive, o Shop Giga dá a possibilidade de quaisquer pessoas se cadastrar e criar sua loja por um período teste, sem precisar da ajuda de um consultor técnico, por exemplo”, detalha Ruiz.
Victor ainda ressalta que a plataforma é totalmente personalizável, ou seja, o empresário poderá deixar o site de sua empresa com a sua cara. “Existe a possibilidade de personalizar as cores, logo, cores de botões, ter o domínio próprio do cliente, imagem favicon (que aparece na aba do navegador) e descrição do site. Tudo isso contribui para que o estabelecimento tenha sua identidade bem apresentada na plataforma online.”
Planos acessíveis
Os valores variam para cada plataforma e o plano que o cliente contratar. Cada plano conta com recursos distintos, indo do mais básico ao completo, requer ao empreendedor decidir conforme a sua necessidade naquele momento.
“O Shop Giga possui três modalidades, sendo o Light (R$ 34,90), Pro (R$ 64,90) e Pro + Mkt (R$ 99,90). O Foodzap também conta com três opções, o Start (R$ 99,90), Super (R$ 149,90) e o Ultra (R$ 209,90), sendo que todos esses valores citados são mensais”, finaliza o sócio-diretor da Gigatron.