A Solário Piscinas – rede com mais de 30 anos no mercado – irá instalar sua primeira fábrica na região Norte, mais precisamente na cidade de Marituba/PA. A marca já possui fábricas nos municípios de Ibirá/SP, Abadiânia/GO e Teixeira de Freitas/BA.
Região aquecida
De acordo com o portal Caravela Dados e Estatísticas, o município de Marituba no Pará é conhecido por ter uma grande relevância no local, além de se destacar pela alta regularidade de vendas durante o ano e apresentar novas oportunidades de negócios com frequência.
A cidade é a terceira mais populosa da região de Belém/PA, com 135,8 mil habitantes. Marituba também é considerada, conforme o Caravela, uma capital sub-regional de alta influência, pelo fato de estar próxima a capital do estado.
Em um estudo feito pela Tendências Consultoria, com base nos dados do Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), revelou que o Norte tem o maior potencial de crescimento econômico em 2023, entre as cinco regiões do Brasil. As projeções do IBGE, apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) poderá ter um aumento médio de 2,7% nesse local.
Segundo o diretor executivo da franquia, Felipe Pirassolo Martinez, a fábrica será inaugurada em aproximadamente 90 dias. “Um dos motivos por escolhermos a cidade de Marituba para receber nosso novo polo industrial é pelo fato da sua excelente localização, tanto com cidades do próprio estado como de estados vizinhos. Além disso, é uma região que está em pleno desenvolvimento econômico.”
Vantagens do Pará
O Pará com suas altas temperaturas já é uma grande vantagem para a instalação de uma franquia de piscinas. Porém, a sua localização também é muito favorável, pois é possível atender os estados vizinhos como Manaus e Maranhão.
“Alguns municípios como Belém/PA, Parauapebas/PA, Altamira/PA, Paragominas/PA, Manaus/AM, São Luís/MA, Macapá/AP, são os locais onde desejamos abrir novas unidades. O fator que nos deixa motivado para isso é a proximidade de todas elas com o nosso novo polo industrial”, detalha Felipe.
De acordo com o diretor executivo da Solário, a piscina sempre foi um produto desejado, porém agora não se trata mais de um item de luxo. “Ela traz muito mais que lazer, são momentos com a família e amigos, é a valorização do seu imóvel, o conforto e comodidade para ficar em casa. Após a pandemia, o ficar em casa não é mais um problema, então o consumidor está valorizando o seu conforto e seus sonhos.”
Geração de empregos
Uma fábrica do porte em que a Solário irá investir no Pará também é significado de benefícios para a economia local. Um dos motivos é o fato de aparecer mais empreendedores interessados na franquia e o aumento na geração de empregos diretos e indiretos que haverá naquela região.
“A nossa fábrica pode chegar a 50 colaboradores, isso seriam os empregos diretos. Porém, os indiretos ficam por conta das lojas franqueadas que irão abrir por todo o estado. Nós estimamos que entre as duas possibilidades de empregos podemos contribuir para em torno de 500 pessoas”, avalia Martinez.
Investimento inicial
Com o planejamento de expansão para essa região em andamento, a rede alinhou algumas estratégias para atrair ainda mais investidores com um valor de investimento inicial que chama a atenção.
“O investimento inicial para abertura de uma loja é de R$ 107 mil, incluso capital de giro e instalação. Diferente de outras redes, a Solário possui o diferencial de não cobrar taxa de franquia e royalties. Garantir a saúde financeira dos nossos parceiros, principalmente no início da operação, foi o que nos motivou a não cobrarmos nenhuma dessas taxas”, comenta o diretor executivo.
O faturamento bruto médio mensal da rede é de R$ 140 mil, com um lucro líquido mensal de R$ 40 mil e o prazo de retorno do investimento em 18 meses.
Metas para o novo polo industrial
A projeção da Solário para a nova fábrica é de faturar até R$ 6 milhões por ano. Além disso, a expectativa para o aumento de faturamento com a expansão da marca no estado do Pará é de até 30%.
“Nós já contamos com um parceiro no estado, com isso, nossa estratégia inicial é iniciarmos a fabricação de piscinas contando com duas lojas no Pará. Mas, também pretendemos no primeiro ano de fábrica inaugurar de 8 a 10 lojas na região”, finaliza Felipe.