Ilhéus (BA) recebe primeira operação de dark kitchen do Divino Fogão

Além de atender a demanda local via delivery, a operação funcionará como cozinha experimental para estudantes de gastronomia de universidade da região

Graduado e professor de Gastronomia, André Cabral, de 44 anos, é o responsável por levar a operação exclusiva de delivery do Divino Fogão para Ilhéus, na Bahia. O projeto chamado de dark kitchen foi lançado pela rede de restaurantes de culinária da fazenda em 2020, com o objetivo de ampliar a oferta dos principais pratos da marca via entrega em domicílio. Atualmente, com 15 pontos de venda neste formato, a empresa, em parceria com o empresário local, inaugurou a primeira cozinha invisível do estado baiano.

Apaixonado pelo segmento gastronômico, André decidiu mudar a sua trajetória profissional optando por realizar seu sonho de estudar Gastronomia. A aposta deu certo, tanto que atualmente ele atua como coordenador do curso em questão em uma universidade de Ilhéus. Com a intenção de ampliar seus conhecimentos e a experiência no setor, Cabral buscou por negócios que pudesse implantar na cidade, além de poder conciliar a jornada lecionando. Dessa forma, conheceu a operação de dark kitchen do Divino Fogão.

“Ao avaliar mais a fundo a estratégia por trás da cozinha invisível da marca, me interessei em embarcar neste desafio. Além disso, por ser uma cozinha compartilhada, consegui implantar outras marcas que, junto com o Divino Fogão, irão atender à demanda da cidade, que necessita de opções saborosas, de qualidade e acessíveis, principalmente durante o almoço. Estudo as tendências de mercado, e este modelo, que trabalha somente delivery, veio para ficar no Brasil”, comenta o empresário.

O local, construído do zero, está localizado no centro da cidade em um espaço de 100m², onde abriga uma cozinha industrial e um balcão para as retiradas dos pedidos. A proposta do licenciado do Divino Fogão é treinar e capacitar os alunos do curso de Gastronomia da universidade em que atua, como uma cozinha experimental. O empresário pretende contratar quatro colaboradores inicialmente e aumentar o quadro de funcionários aos poucos, de acordo com a demanda.

O projeto de delivery da rede funciona no formato de licenciamento de marca, desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria. Com investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da dark kitchen. Entre as vantagens estão o aumento da lucratividade do negócio e maximização das operações de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de toda a capacitação e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão. Com a implantação do modelo, o licenciado pode contar com um faturamento médio mensal de R$ 30 mil por marca. Com a aquisição da cozinha invisível do Divino Fogão, o licenciado tem a opção de trabalhar com mais duas marcas da rede, Box Divino e Fazenda das Delícias.