Fã de sorvetes desde criança, Jairo Roberto de Almeida, não imaginava que o seu alimento preferido iria além do paladar para se tornar o negócio gerador de renda de toda sua família. Foi justamente seu gosto particular que o levou a conhecer a The Best Açaí em meados de 2020. Residente em Roncador, no Paraná, teve contato com a franquia da marca em Campo Mourão, que fica a alguns minutos de distância. Além da padronização e da experiência que sempre chamaram sua atenção, segundo ele “na cidade não existam outras lojas com a mesma qualidade dos produtos e serviços, além do preço que também era ótimo”.
Consumidor cada vez mais frequente da loja de Campo Mourão, Jairo começou a olhar a operação como empreendimento, “é mais fácil pensar num negócio que você tem afinidade. Eu já gostava muito de ir até lá e descobri que era uma franquia e que eles davam todo suporte de abertura, além de compartilharem a história empreendedora dos criadores da rede. Mais tarde fui entender que é justamente essa motivação para o empreendedorismo que torna a The Best Açaí diferenciada. Não estamos replicando um negócio que não é nosso. Muito pelo contrário, estamos à frente de um empreendimento com todo suporte necessário para fazer dar certo e que construímos juntos”, explica.
Para investir na franquia, Jairo apostou seu bem material mais valioso: vendeu sua casa. E a ousadia não parou por aí: abriu a primeira loja em meio à pandemia, em 2020, em outra cidade que não tinha residência. “Roncador tinha 11 mil habitantes. Meu irmão morava em Palmas, com aproximadamente 45 mil habitantes. Quando contei minha ideia ele topou na hora. Mesmo dividindo o investimento, eu não tinha o dinheiro suficiente. Precisei vender minha casa”, revela.
A cidade de Palmas ficava a 5 horas e meia de Roncador e é a cidade mais fria do Paraná. “Abrir um negócio de açaí e sorvete na cidade mais gelada do estado, vender a casa e escolher uma data em meio a Pandemia. Olhando agora talvez tenha sido loucura. Mas eu acreditei no negócio e o passar do tempo demonstrou que eu estava certo”, diz emocionado.
Em 18 meses o investimento da loja de Palmas se pagou. “Eu e meu irmão mergulhamos de cabeça mesmo que, em meio a abertura das unidades, eu trabalhasse como funcionário público da Copel. Pegava férias, aproveitava meu tempo livre para estar sempre presente na loja. Não foi simples, mas sempre tive muito apoio da franqueadora e também liberdade para compartilhar informações e conhecimento”, fala o franqueado.
Palmas foi apenas a primeira franquia de Jairo. Em 2021 ele abriu mais duas unidades em cidades distintas: União da Vitória e Mafra, em Santa Catarina. “Na segunda semana de operação a unidade de Mafra estava no top 3 de faturamento da rede da The Best Açaí, performando de forma extraordinária. Isso fez com que minha irmã se mudasse de Campo Mourão para assumir a operação”, diz.
Em 2022 mais duas franquias foram abertas por Jairo, agora em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e em São Bento do Sul, em Santa Catarina. Mas o multifranqueado não parou por aí, em fevereiro deste ano chegou a vez de inaugurar em Caçador, também em Santa Catarina. “A família inteira passou a se envolver nos negócios, aproximadamente oito pessoas fazem a gestão das franquias. Nos damos super bem e trabalhamos juntos, somando nossos esforços. Posso dizer que a The Best Açaí mudou nossas vidas para muito melhor e nos uniu”, comemora Jairo.
Em apenas três anos o multifranqueado tem seis unidades da The Best Açaí. Após a abertura da sexta franquia ele abriu mão do concurso de 15 anos para estar à frente das operações. Apenas em janeiro, quando ainda tinha cinco lojas, o faturamento do franqueado foi de R$ 980 mil reais. Para 2023 ele projeta atingir 10 milhões com as franquias em operação.
A The Best Açaí tem atualmente mais de 230 lojas e diversos multifranqueados que abriram mão de suas outras atividades para se dedicarem as franquias. “Ficamos muito felizes e ao mesmo tempo sabemos da responsabilidade enorme que temos em mãos. Eu e meus sócios, Mateus Bragatto e Mateus Queiroz, abrimos a primeira loja com R$ 15 mil reais, R$ 5 mil reais de cada um, e uma força de vontade absurda de fazer o negócio dar certo. Em 2023 completamos seis anos e continuamos fazendo questão de despertar a veia empreendedora nos nossos franqueados. Oferecemos um modelo funcional de operacionalizar com produtos e logística próprios, mas sempre reforçamos que o sucesso da franquia depende do quanto o franqueado acredita e se dedica. Tudo na vida é assim e aqui não seria diferente”, argumenta Sérgio Kendy, CEO e sócio-fundador da The Best Açaí.