As franquias, geralmente, acabam sendo a primeira opção para quem deseja investir no negócio próprio, visto o grande crescimento que esse modelo tem conquistado no Brasil, fazendo com que tenha papel fundamental no impulsionamento da economia nacional.
Todas as regiões do país têm se destacado quando se trata de expansão de franquias, porém o Nordeste brasileiro tem gerado uma demanda maior, sendo que, logo depois do eixo Rio-São Paulo é um dos locais mais procurados pelas marcas que desejam abrir novas unidades.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising nordestino faturou mais de R$ 31 bilhões no ano passado, totalizando um aumento de 14,6% em relação a 2021, obtendo um crescimento acima da média nacional, que foi de 14,3%. Além disso, o número de unidades registrou uma alta de 7,6%, conquistando 26.809 operações na região.
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), também aponta um crescimento na economia do Nordeste, sendo de 2,2% ao ano entre 2002 e 2020, em linha com a média do PIB nacional, que avançou 2%.
A franquia Acquazero Eco Wash – especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e residencial – conta com unidades em todos os estados do Nordeste, porém ainda enxerga muitas cidades com potencial para receber uma operação. “Ainda temos muito espaço para crescer na região e já possuímos algumas cidades no nosso radar”, comenta o diretor executivo da marca, Henrique Mol.
Mercado automotivo
Além do fato do franchising estar em tendência de alta, um dos setores que também chama a atenção dos investidores é o de serviços automotivos, por conta do grande aumento na procura por veículos.
Somente nos estados do Nordeste, a frota circulante de automóveis no ano passado foi estimada em 7.801.307 milhões, de acordo com os dados do Ministério da Infraestrutura.
O levantamento da ABF aponta que no ano passado, nas franquias do segmento de Serviços Automotivo o faturamento total do setor no Brasil foi de R$ 6.837 bilhões, sendo que em 2021 esse valor tinha sido de R$ 6.505, com uma alta de 5,1%.
O diretor executivo da Acquazero afirma que o mercado automotivo é um dos que mais cresce no mundo, pois vive em constante transformação e com tendências inovadoras. “Além disso, também temos a questão do serviço sustentável, que está cada vez mais em evidência. Dessa maneira, empreender nessa área se torna uma excelente porta de entrada para o próprio negócio.”
Conquistando novos lugares
Atualmente, a franquia de limpeza ecológica conta com 550 unidades espalhadas pelo Brasil, além de estar presente em quase todos os estados nordestinos, contando com 76 operações somente nessa região.
“A nossa projeção é de contar com mais 30 unidades no Nordeste até o fim deste ano. Alguns municípios como Natal, Fortaleza, Recife e Salvador são locais com um ótimo potencial para receber novas unidades”, cita Mol.
Modelos variados
A Acquazero conta com três modelos de negócio, sendo o Delivery, Standard e Prime. A opção com o menor investimento é o Delivery, que solicita um valor inicial entre R$ 25.600 a R$ 39.600 (incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de equipamentos). O faturamento bruto mensal desse modelo é de R$ 12 mil a R$ 20 mil, com lucro médio de 40% e prazo de retorno entre 6 e 12 meses.
“O Standard é um modelo de loja física que pode ser instalado em prédios comerciais, estacionamentos privados, postos de combustível e até mesmo em condomínios. O investimento inicial é de R$ 153.500 (incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de franquia). O faturamento bruto é de R$ 30 mil a R$ 40 mil, com lucro de 30% e prazo de retorno do investimento em até 24 meses”, explica o diretor executivo.
A versão Prime é ideal para unidades em shoppings, hipermercados, além de lojas de rua. “Nesse formato o investimento inicial é de R$ 198.500 (incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação). Já o faturamento é mais atrativo, sendo de R$ 50 mil a R$ 70 mil mensal, com lucro em torno de 30% e prazo de retorno em 24 meses”, finaliza Henrique.