Dono de uma empresa de controle tecnológico de obras, Dagoberto da Rocha Neto sentiu na pele os efeitos quando o setor da construção civil passou por uma crise nacional. Acostumado com o ramo do empreendedorismo, em vez de se abater, ele resolveu diversificar seus empreendimentos adquirindo, em 2018, uma unidade da Trevo Açaí, rede de açaiterias, em Fortaleza (CE).
Formado em Engenharia Civil, ele se sentiu seguro para se tornar um franqueado pelo fato de ter experiência no segmento alimentício antes de virar empreendedor. “Entendo que não comecei do zero. O primeiro contato com gestão e processos em empresas de alimentos começou lá atras, quando trabalhei em indústrias de biscoitos e sucos de fruta. Por isso, me senti desafiado a entrar no mundo das franquias de açaí”, revela.
Dagoberto explica que o primeiro contato com a Trevo Açaí aconteceu antes mesmo de pensar em adquirir uma franquia. “Minhas filhas me levaram em uma loja da Trevo Açaí e eu achei muito interessante. Quando estava estudando sobre as redes de açaí, resolvi pesquisar sobre ela, descobri sua forte presença e decidi fazer o primeiro contato. Depois, conhecemos as instalações, vi que a marca tinha um posicionamento claro, uma estrutura boa, e era organizada, então resolvi investir”, comenta.
Em 2023, ele completa cinco anos no comando da unidade que fica no bairro de Maraponga e revela o que fez para ter sucesso. “Sempre fui muito pé no chão e faço questão de acompanhar de perto toda a operação. Entendemos que a excelência no atendimento aos nossos clientes seria um grande diferencial, visto que encontramos em Fortaleza diversas operações similares. Assim, apostamos na formação de um time de profissionais bem alinhados com a gente e em constante treinamento. Focamos ainda muito na gestão e nas métricas, onde cada grama de produto faz a diferença. Nossas metas são negociadas e estabelecidas em grupo, gerando um envolvimento de toda a equipe”, diz.
Familiarizado com o ramo do franchising e realizado com a sua unidade da Trevo Açaí, ele já pensa em ser um multifranqueado. “Espero adquirir mais franquias, pela segurança do negócio e boa rentabilidade. Hoje operamos numa loja confortável e ampla, temos um clientela fiel a qual procuramos atender da forma mais personalizada possível, um excelente produto e uma ótima cultura organizacional”, explica Dagoberto.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Alimentação – Food Service registrou o segundo melhor desempenho em 2022, com alta de 21,5% em comparação com 2021. O reaquecimento do setor de serviços e a manutenção da demanda pelo delivery contribuíram para esse crescimento.
Segundo a Embrapa, o consumo de açaí no Brasil aumenta a cada ano em 15%. O órgão estima que, apenas na cidade de Belém (uma dos maiores produtoras da fruta), o consumo chegue a cerca de 300 mil toneladas anualmente.
Para adquirir uma franquia da Trevo Açaí, o investimento é a partir de R$100 mil e o prazo de retorno estipulado é entre 13 e 20 meses.