De acordo com a pesquisa “2022 Retail Security Survey”, elaborada pela National Retail Federation, maior associação comercial de varejo do mundo, o prejuízo causado pelo sumiço de mercadorias nas lojas é de US$ 100 bilhões e a maior causa dessa perda é atribuída, pelos varejistas, aos roubos. Neste cenário, diversas redes têm utilizado, cada vez mais, diferentes tecnologias a seu favor a fim de prevenir os danos.
Um exemplo é o market4u, franquia de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market dentro de condomínios residenciais e comerciais, que faz uso de sistema de monitoramento atrelado a Inteligência Artificial (IA). Segundo Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, a junção dos recursos tem como finalidade a identificação de possíveis irregularidades na jornada dos consumidores.
“A operação é eficaz porque toda movimentação é acompanhada por câmeras que se comunicam com os softwares de inteligência artificial, assim, se os softwares constatam uma anomalia no fluxo de aquisição de produtos, um alerta é emitido para o responsável da unidade e, após a confirmação de furto, um link com a relação dos produtos desviados é enviado para o infrator, para realização de pagamento”, explica Córdova.
O executivo destaca que além de minimizar os roubos, a IA assegura a ausência de constrangimentos, uma vez que isenta a equipe de administração do mercado autônomo de questionar e cobrar um morador. “A Inteligência Artificial é uma tecnologia que foi desenvolvida para revolucionar a humanidade e, em grande parte, é graças a ela que negócios como o market4u podem otimizar cada vez mais o dia a dia das pessoas com segurança e conforto”, comenta Córdova.
A rede, que em 2022 registrou crescimento de 66,6% e faturamento de R$ 100 milhões, figura pela primeira vez no ranking “Top 10 Microfranquias” da Associação Brasileira do Franchising – ABF. Além disso, até o final deste mês, deve conquistar a marca de 10 milhões em compras realizadas nas suas mais de duas mil lojas. Segundo Córdova, o plano para este ano é seguir investindo robustamente em tecnologia e até dezembro ter cinco mil lojas em funcionamento.