De acordo com a Associação Brasileira do Franchising (ABF), o setor de franquias foi responsável por movimentar mais de R$ 211,4 bilhões em 2022 e teve crescimento de 14,3%. Segundo a entidade, o segmento de food service foi um dos que mais expandiu, registrando aumento de 21,5% e faturamento de mais de R$ 39,8 bilhões.
Mas foi a confeitaria, entre as opções do food service, que se tornou mais promissora. Em conformidade com um levantamento feito pela Mordor Intelligence, o mercado global de doces terá uma taxa de crescimento anual composto (CAGR) de quase 4% até 2027. Por isso, conheça três franquias de confeitaria para investir em 2023:
Le Petit Macarons: a primeira boutique brasileira especializada no doce francês, uma iguaria preparada artesanalmente, oferece 30 sabores diferentes, com opções exclusivas sem lactose. O cardápio conta ainda com opções de chás importados, oferecidos quentes e gelados, além de cafés preparados como espressos, lattes especiais e espumantes. No franchising desde 2018, a rede possui 24 unidades que estão localizadas em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil (incluso taxa de franquia, instalações, equipamentos e estoque inicial) no modelo carrentino.
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Seu Churros: especializada em receitas artesanais de churros produzidas por meio de ingredientes premium e massa frita na hora, a rede tem em seu cardápio opções exclusivas, como o churros artesanal, cone com sorvete italiano (Conetto), cone com fondue (Conetto Fondue), Bubble Waffle Original, sorvetes e milkshakes. No franchising desde 2017, conta com 40 unidades presentes em oito estados brasileiros.
Investimento inicial: a partir de R$ 159 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: até R$ 40 mil
Tempo de retorno: a partir de 12 meses
Casa de Bolos: maior rede de bolos do Brasil e pioneira no segmento, está presente no franchising desde 2011. Conta atualmente com mais de 400 lojas em todo o país e possui um cardápio com mais de 100 sabores de bolos, incluindo versões de produtos diet, integral, funcional, tortas, cucas, bolos de aniversário e bolo no pote.
Investimento inicial: a partir de R$ 103 mil (incluso taxa de franquia e implantação)
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno: até 24 meses