O uso de roupas de segunda mão vem crescendo no Brasil e no mundo. Os consumidores estão indo por esse caminho não só pela economia, mas também pela consciência da sustentabilidade. O brechó é uma das atividades mais antigas e, segundo dados do SEBRAE, estima-se que somente no Brasil existem mais de 118 mil negócios ativos, com crescimento de 30,97% nos últimos cinco anos.
Percebendo esse movimento do mercado, em 2015, os irmãos fundadores da Arena Baby, Giovanna Domiciano e Flávio Thenório trouxeram ao Brasil um modelo de negócio inspirado nos famosos Garage Sales, tradição nos Estados Unidos, onde moradores selecionam produtos quase novos ou nunca usados e, em suas garagens, os vendem por um valor abaixo do praticado no mercado. Assim, os irmãos adaptaram esse conceito e expandiram a marca para o franchising em 2016.
Os consumidores da Arena Baby, podem levar peças que não são mais utilizadas por seus filhos ou parentes gerando créditos ou recebendo em dinheiro para compra de produtos novos ou seminovos na loja. Todos os produtos passam por avaliação minuciosa, onde é verificado se há manchas ou qualquer avaria, garantindo a qualidade dos itens.
Dados recém-divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising – mostram que o setor de moda cresceu 7,1% em relação ao mesmo período de 2021 com aumento de 8% nas novas unidades. Acompanhando esse mercado, em 2022 a marca teve um faturamento de R$9 milhões, com quase 40 unidades e apresentando um crescimento aproximado de 32%. “Este ano lançamos um novo layout de loja, com um conceito inovador, uma vez que toda a comunicação visual traz elementos da natureza, onde além de atuarmos em um negócio com conceito sustentável, conseguimos deixar a loja totalmente integrada à ideia principal”, diz Pedro Cruz, diretor de franquias da marca.
A rede possui quatro modelos de franquias: Mega Star, Star, Planet e Moon, com opções de investimentos e tamanhos diferenciados, possibilitando a escolha do que melhor se adaptar ao perfil do franqueado, maximizando o atendimento e a lucratividade.