Para Água Doce Sabores do Brasil, marca de restaurantes com foco na culinária brasileira, o primeiro mês do ano teve um bom desempenho em toda a rede. Com 80 operações, a marca cresceu 28% no faturamento em janeiro frente a dezembro de 2022. Um dos motivos apontados pelo diretor de franquias da empresa, Júlio Bertolucci, foi o lançamento do cardápio ‘Conectando o Brasil e seus sabores’, que explora insumos como peixes muito consumidos em diferentes regiões, verduras típicas como a mandioca e frutas que são tradicionais em todo o País, como o açaí.
“Além das novidades em receitas que proporcionam uma experiência de consumo diferente ao cliente, aprimoramos as entregas via delivery, que mesmo com o retorno ao atendimento presencial nos salões, ainda é uma ferramenta agregadora nas vendas das unidades. Percebemos que é importante estar onde o cliente está, por isso, cada vez mais estamos investindo na ominicanalidade, trazendo para a rede novos canais de vendas para estar mais próximo do consumidor, seja off ou online”, comenta Bertolucci.
Setor de franquias em crescimento
De acordo com os dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor consolidou sua recuperação e demonstra crescimento. Pela primeira vez, o faturamento das redes superou os R$ 211 bilhões, representando um incremento de 14,3% quando comparado com 2021, que fechou o ano na casa dos R$ 185 bilhões. Já o segmento de Food Service no franchising foi o segundo que mais cresceu em 2022, com alta de 21,5%, ficando atrás apenas do setor de Hotelaria e Turismo.