O uso de óculos de grau está cada vez mais comum no mundo, com motivações bem distintas umas das outras. O envelhecimento pode ser uma dessas causas, porém o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) também aponta que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia, por exemplo.
Em um levantamento feito entre médicos do CBO, mostrou que 75,6% dos profissionais avaliaram que a utilização desses aparelhos é o grande motivo para o agravamento do quadro de miopia. Para 22% esse fator pode influenciar, porém apenas com o uso de tablets e celulares.
Alta procura por óculos
Dessa maneira, é possível visualizar o mercado óptico muito aquecido, registrando constantes aumentos em faturamento e em números de novas unidades. O último levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), revela que as vendas de novembro do ano passado registraram um aumento de 5% comparado ao mesmo mês de 2021.
Além disso, a pesquisa aponta que de janeiro a novembro de 2022 o setor registrou alta no faturamento de 11,4%, em comparação ao mesmo período de 2021. A entidade também projetou um crescimento acima de 8% para este ano.
A pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar – em que está incluso o subsegmento de óticas – aumentou o seu faturamento em 27,8% no terceiro trimestre de 2022, com uma arrecadação total de R$ 12.449 bilhões.
O diretor executivo da rede Instituto Visão Solidária (IVS) – franquia do setor óptico – Tony Cozendey, afirma que o segmento de óticas é um dos mais promissores do mundo. “É um produto de necessidade básica, porém se tornou também um item de moda, onde as pessoas valorizam o modelo escolhido. Dessa forma, enxergamos um setor que cresce, em média, 10% ao ano.”
Movimento fashionista
Antigamente, existia na sociedade um pensamento muito negativo de quem utilizava óculos de grau, provocando uma impressão de que as pessoas que usavam eram menos favorecidas esteticamente. Mas, atualmente, se tornou um item de moda, escolhido a dedo pelo próprio usuário.
“No IVS o nosso objetivo é justamente oferecer a experiência do cliente escolher sua própria armação, quebrando inúmeros paradigmas antigos de que a armação precisa ser escolhida por um profissional da área. Hoje a moda é pessoal, em nossas lojas o cliente escolhe a armação que quer, experimentar quantas for necessário, sem se preocupar com preço”, comenta Tony.
Os modelos de óculos oferecidos hoje são coloridos, com desenhos distintos, fazendo com que ajude até a valorizar o desenho do rosto.
O diretor executivo do IVS destaca que além de oferecer modelos variados, indo de acordo com cada estilo de pessoa, o atendimento humanizado também é um fator importante em uma ótica. “Nosso jeito diferente de se comunicar com o cliente torna nosso negócio quase único, gerando uma experiência muito boa. A prova disso é o alto índice de indicações de novos clientes para comprar em nossas lojas.”
Valores atrativos
Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório de moda, esse produto se tornou mais acessível, ou seja, deixou de ser um item caro. “No IVS nós democratizamos o acesso aos óculos, quebrando o paradigma de que é um produto caro. No Instituto, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas com foco no público C e D”, destaca Cozendey.
Tony ainda afirma que a franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus produtos. “Hoje, comprando as nossas lentes, nossas armações saem pelo preço único de R$ 49,99.”
Investimento em mercado aquecido
Com esse mercado crescendo constantemente, investir em uma franquia de ótica fica cada vez mais vantajoso, pelo fato de ser um negócio com valor inicial de investimento não tão alto quanto outros nichos, além de contar com um excelente faturamento.
“O IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo com uma loja de 50 m², mas ele ainda pode aumentar conforme as características e tamanho do imóvel que será alugado”, detalha Tony.
O diretor executivo do IVS também garante que a arrecadação mensal de uma unidade da franquia é muito atrativa. “O franqueado pode conquistar um faturamento entre R$ 60 mil a R$ 150 mil mensalmente, conforme o seu desempenho. O lucro líquido mensal varia entre 20% e 30%, com payback entre 13 e 18 meses.”