A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval de 2023 movimentará R$ 8,18 bilhões em receitas ligadas a atividades voltadas ao turismo. Se as previsões se confirmarem, a alta será de 26,9% em relação ao ano anterior, em valores atualizados pela inflação. A Clube Turismo, a maior e mais premiada microfranquia de turismo do país, enxerga com otimismo a temporada “Acreditamos em um crescimento de aproximadamente 27% em relação ao mesmo período de 2022. Além da facilidade na forma de pagamento com opções de parcelamento em até 10x sem juros nos cartões ou boletos, temos nesse ano uma procura mais elevada e uma oferta também maia diversificada.” comenta Ana Virgínia Falcão, CEO e cofundadora da rede.
O carnaval atrai um público das mais diversas faixas etárias. Ocorre que tem sido cada vez mais frequente termos passageiros que querem aproveitar o feriado não apenas para curtir essa animada festa popular, mas também aqueles que querem utilizar o período para momento de descanso e para se desconectar de uma rotina agitada. Isso faz com que viajantes com esse perfil, busquem opções de viagens para destinos que são rota contrária às festividades carnavalescas, comenta Ana. As opções são diversas: destinos naturais, hotéis de chame e/ou resorts para quem busca descanso, além dos cruzeiros, que estão na Costa Brasileira e que possuem programação de carnaval a bordo e rotas que podem contemplar cidades que respiram carnaval, como Salvador e Rio de Janeiro, destinos como Recife, Olinda, Ouro Preto, Manaus e São Paulo, para aqueles que buscam curtir o clima festivo”, explica Ana.
Sobre os destinos festivos mais procurados, a Clube Turismo elenca Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. Enquanto em Pernambuco, especialmente em Olinda e Recife é possível curtir as tradicionais marchinhas de carnaval, a Bahia, especialmente Salvador é buscada por aqueles que desejam o festejo ao som dos trios elétricos, já o Rio de Janeiro atrai principalmente os turistas que desejam apreciar as belezas das escolas de samba.
Em 2022 a rede registrou um crescimento de vendas de 15%, com relação a 2019 (2020 e 2021 pandemia) e em 2023 projeta um aumento de 25% com relação ao ano passado.
A rede possui mais de 500 franqueados, em todo o país e está presente em 26 estados e no DF. É a única franquia de turismo listada duplamente no Ranking das 50 maiores redes do país e no ranking das 10 maiores microfranquias, ambos da ABF.