Quase metade dos bares e restaurantes do Brasil já conseguiram se recuperar dos prejuízos causados pelos primeiros anos de pandemia, conforme a pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel). Durante o momento mais crítico da crise sanitária, esses estabelecimentos tiveram que se manter fechados por causa das medidas impostas para evitar o aumento no número de casos da doença.
Depois de um longo período de distanciamento, as pessoas voltaram a se encontrar, tendo como os seus ambientes preferidos para esses reencontros os bares e restaurantes. Com isso, esses locais estão conseguindo retomar ao patamar de antes.
O estudo realizado pela Abrasel no fim de agosto de 2022 revelou que 45% dessas empresas já estavam trabalhando com lucro, sendo que em junho do mesmo ano esse índice era de 37%. Os locais que ainda trabalhavam com prejuízo caíram de 26% para 19% no final de agosto, sendo o menor patamar desde o início da pandemia.
Outro dado divulgado pela Abrasel, que aponta para a recuperação dos bares e restaurantes, é na intenção de contratar. Segundo a associação, 38% desses estabelecimentos pretendem admitir novos funcionários.
Food service também cresce no franchising
O setor de franquia no Brasil também registrou crescimento no terceiro trimestre do ano passado comparado ao mesmo período de 2021. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), essa alta foi de 18,7%, sendo que o faturamento do segmento saltou de R$ 47.385 bilhões para R$ 56.256 durante o período.
Um dos nichos que mais cresceram, registrando o segundo melhor desempenho dentro dos segmentos da ABF foi o de Alimentação – Food Service. O setor registrou uma alta no faturamento de 31% no 3° trimestre de 2022. O valor arrecadado foi de R$ 11.270 bilhões, sendo que no mesmo período de 2021 esse faturamento era de R$ 8.605 bilhões.
O CEO e fundador da FiChips Food – primeira e maior rede brasileira de food service com pratos típicos do Reino Unido – Hermes Bernardo, afirma que alguns fatores contribuíram para esse aumento. “O reaquecimento do setor de serviços, tendo como exemplo a maior busca das pessoas por alimentação fora do lar, ajudaram a registrar esse crescimento.”
Reencontros
O ano de 2022 foi marcado pela volta dos atendimentos presenciais, fazendo com que o consumidor voltasse a sair de casa para comer, beber e encontrar amigos. Com isso, ficou conhecido como o ano dos reencontros, da volta das confraternizações, trazendo novamente a oportunidade da conexão social.
“Além disso, outro comportamento que ficou em evidência foi a escolha das pessoas por ambientes externos. Dentro dos modelos de negócio da FiChips, podemos citar o Pub e o Quiosque, que oferecem essa infraestrutura aos clientes, sendo o espaço ideal para encontros adiados por conta da pandemia”, detalha Hermes.
O CEO também comenta que para trazer ainda mais benefícios para esse grupo de pessoas, a rede começou a disponibilizar descontos através de parcerias com empresas e atrações musicais em dias específicos. “Nos outros segmentos, também é importante aproveitarmos esse fluxo de consumidores que estão saindo da reclusão. Com isso, traçamos estratégias de captação de clientes passantes, como promoções atrativas e para a fidelização dos mesmos.”
A força do presencial
Através dessa proposta de ambientes externos e com a volta do fluxo de atendimentos presenciais, a FiChips registrou um aumento significativo no seu faturamento durante o ano passado.
“Estimamos que entre todas as unidades, o crescimento foi expressivo tanto para presenciais quanto para clientes que consomem no delivery. Efetivamente o estudo interno apontou em média de 35% a 45% de crescimento após a ampliação dos horários de atendimento e de fluxo de visitantes em shoppings”, comenta Bernardo.
Exigências com a segurança
A pandemia de Covid-19 trouxe muitos aprendizados, principalmente na segurança sanitária. Com isso, muitas empresas passaram a adotar métodos diferentes de atendimento.
“Para garantir a segurança e qualidade nos processos e procedimentos para com os nossos clientes, trouxemos uma auditoria de qualidade, especialista nesse segmento, para trabalhar auxiliando nossas unidades em prol da segurança de nossos clientes”, afirma o CEO e fundador da FiChips.
Também é importante ressaltar que no próprio comportamento dos clientes houve mudanças. “Hoje enxergamos que os consumidores estão mais exigentes em relação à segurança e espaço dentro do ambiente de loja. Dessa maneira, algumas regras anteriores à volta dos clientes foram mantidas, para a melhor recepção dos mesmos em nossas lojas”, finaliza Hermes.