De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Sebrae, 50 milhões de brasileiros sonham em ter o próprio negócio. Buscando modelos mais práticos, muitos brasileiros acabam recorrendo ao franchising, já que é um tipo de negócio que já foi testado e está consolidado no mercado, além de oferecer assistência ao futuro empreendedor, garantindo mais segurança e conforto. Por conta desses atrativos, o setor registrou crescimento no Brasil no terceiro trimestre desse ano, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). No comparativo com o mesmo período de 2021, o crescimento foi de 18,7%.
Um dos destaques são as franquias do setor de alimentação e bebidas, segmento que se consagrou no país. Tanto que atualmente é possível encontrar diversas redes especializadas em cerveja, uma das paixões dos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pela Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV, em 2021, o volume de vendas do setor foi de 14,3 bilhões de litros, um aumento de 7,7% em comparação com 2020. A expectativa para esse ano é encerrar 2022 com um aumento de 8% em comparação a 2021.
“O Brasil é o terceiro maior fabricante de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, e, nos últimos anos, o brasileiro descobriu o sabor exclusivo dos produtos artesanais, então hoje eles querem consumir uma cerveja com qualidade, feita através de uma receita própria”, explica Denilson Lugui, criador da rede Quiosque do Lugui. Fundada em São José do Rio Preto em 2018, a ideia de criar uma franquia de chopp veio por conta da paixão da família Lugui pela bebida na época que eles moravam na Itália.
Antes de criar o Quiosque do Lugui, Denilson já tinha uma franquia de frango no balde e de batatas. Sendo assim, ele decidiu comercializar nesses locais o chopp que ele aprendeu através de uma receita herdada de seu pai. “A aceitação foi muito rápida e me surpreendeu, pois as pessoas estavam habituadas com o chopp industrializado, e quando experimentavam uma bebida com receita própria, elas mudavam o conceito delas na hora”, afirma Lugui.
Após a fase de testes bem sucedida, ele decidiu criar uma rede de franquias cujo o carro-chefe seria o chopp. Mas para conseguir atrair os consumidores, ele decidiu apostar em um diferencial: investiu em uma chopeira totalmente congelada, única na América do Sul. Além disso, ele criou um sistema de double chopp independentemente do horário, ou seja, o consumidor leva duas canecas pelo preço de uma. “E esse custo não é repassado para o franqueado, já que nós temos uma fábrica própria de chopp que subsidia a segunda caneca”, pontua Lugui.
Além do famoso chopp puro malte, a bebida também é vendida nas versões IPA, escuro e de vinho. Para acompanhar o chopp, o quiosque possui no cardápio porções como anéis de cebola, tábua de frios e guacamole. A franquia, que também é considerada um gastrobar, ainda conta com pratos exclusivos assinados por chefs renomados como Parmegiana de Filé Mignon com molho artesanal, e o exclusivo Dom Queijo, empanado de frango com molho quatro queijos, bacon e raspas de limão siciliano.
Atualmente o Quiosque do Lugui possui quatro modelos de franquias: o modelo compacto; o modelo intermediário, um pouco mais amplo; o modelo robusto, mais espaçoso e completo, e o modelo container. O modelo compacto, ideal para quem está buscando uma opção mais acessível, possui investimento inicial de R$139 mil. “Atualmente o Quiosque do Lugui possui 16 lojas abertas e 45 comercializadas que estão em diferentes fases de implantação”, finaliza Lugui.