Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba (PR) ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities 2022. A capital paranaense ainda superou São Paulo (SP) e se tornou a cidade mais conectada e inteligente do país, além de se manter entre as três mais bem ranqueadas na avaliação geral desde a primeira edição do levantamento, em 2015.
Fruto de um estudo elaborado pela consultoria em inteligência de mercado Urban Systems, em parceria com a criadora de plataformas de conteúdo Necta, o ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, levando em conta 75 indicadores em 11 eixos temáticos.
O resultado reflete-se nos números. De janeiro a julho deste ano, foram gerados 30,2 mil novos empregos com carteira assinada – o maior desde 2003. Com quatro polos tecnológicos e 12 incubadoras, Curitiba registrou, no mesmo período, crescimento de 2,44% no número de empresas de tecnologia e aumento de 17,3% entre as microempresas individuais.
O cenário atrativo para negócios tem despertado o interesse de investidores Brasil afora, que encontram na capital paranaense uma oportunidade para empreender e movimentar a economia local. É o caso do engenheiro civil, e agora empresário, Patrick François Amorim, que recentemente escolheu a cidade para abrir seu primeiro empreendimento comercial.
Morador de Brasília (DF) e bem estabelecido no segmento da construção civil, Patrick vinha avaliando possibilidades de investimento em um negócio próprio há alguns anos. Em 2019 ele se reuniu pela primeira vez com gestores da Bio Mundo, franquia originada na capital federal e hoje a rede mais completa de produtos naturais do Brasil, e a partir daí iniciou os estudos de viabilidade financeira.
O sonho, no entanto, ficou suspenso por quase três anos, em razão da pandemia de Covid-19. Com o retorno gradual da economia do país, em 2022 Patrick tirou os planos do papel e firmou uma sociedade com o sogro, Adir Cortiano, que é aposentado e morador de Curitiba, para começar o empreendimento em um tradicional shopping da cidade. O franco crescimento da capital paranaense e o apoio do sócio foram determinantes para a tomada de decisão.
“Conheci a Bio Mundo desde o início da montagem da primeira loja em Brasília, em 2015. Sob a perspectiva de cliente, acompanhei o crescimento e a forte expansão da marca. Ao conhecer o modelo de franquia, fiquei impressionado com a qualidade e o profissionalismo da empresa”, explica Patrick.
De acordo com ele, a primeira loja aberta na cidade é apenas o primeiro passo para novos investimentos em Curitiba. “A expansão é um caminho certo, afinal fizemos o plano de negócios e os estudos sobre a localização e sabemos que ainda há muito o que explorar, especialmente no mercado de bem-estar, já que a busca por qualidade e alimentos saudáveis têm crescido muito, e isso a Bio Mundo entrega com maestria”, avalia.