Criado no início da pandemia para acompanhar o movimento do mercado consumidor na busca por praticidade e figitalidade, o conceito de franquia Moldura Minuto Smart está, hoje, entre as opções de franchising mais aportadas pelos investidores dentro do setor de varejo décor, que cresce 30% ao ano desde 2020.
Com um investimento inicial requerido de R$ 140 mil, a MM Smart é negociada a um valor 50% abaixo das opções tradicionais de lojas da rede de emolduramento premium, Moldura Minuto, e pelo menos 35% abaixo do investimento que é praticado no mercado de franchising décor focado no público AB. Embora seja mais barata, os resultados das Smarts abertas revelam que o faturamento médio (R$70 mil) é de apenas R$5mil a menos do que as lojas tradicionais e o tempo mínimo para o ROI é de 15 meses (enquanto as demais são de no mínimo 20 meses).
O conceito Smart é focado em impulsionar o ingresso de empreendedores no setor de franchising e facilitar as operações para os franqueados, por meio de soluções como a redução do valor de investimento inicial e a não exigência de maquinário ou de estoque, tendo em vista que a Moldura Minuto possui um centro próprio de fabricação e distribuição de peças prontas, no qual reúne em apenas um lugar, a equipe necessária para suprir a demanda de mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil.
Lojas no conceito Smart já são a maioria das unidades de franquia da Moldura Minuto abertas em 2022 – seguindo o aumento de 10% na procura pelas franquias pockets no país – e operam de modo simplificado, com mostruários de molduras e paspaturs expostos na própria parede do estabelecimento, de modo que proporcione uma pré-visualização do acervo de obras exclusivas que integram o portfólio da marca. Além disso, todas as peças de arte e serviços oferecidos pela rede podem ser acessados por meio de um computador instalado na loja ou até mesmo pelo celular. Assim, o investidor precisa apenas de um dispositivo conectado à internet e de um espaço de pouca metragem para dar início à sua loja, reduzindo custos com aluguel e mão-de-obra.
De acordo com Antonio Viegas, CEO da Moldura Minuto, as facilidades intrínsecas ao modelo Smart fazem parte da proposta da franqueadora em apresentar um formato de investimento atrativo ao mercado empreendedor – em que grande parcela dos membros está com poder de compra reduzido – tornando o setor de décor um segmento mais lembrado e escolhido por parte do pequeno e do médio investidor. “Muitas pessoas que querem empreender, logo pensam em começar por áreas como a de alimentos ou similares que, aparentemente, são mais acessíveis, mas essas pessoas não calculam que, neste setor, existem diversas variáveis e custos iniciais, que prolongam o tempo de retorno do investimento. Com a Moldura Minuto Smart, apresentamos um caminho oposto a isso, numa área que merece ser melhor avaliada pelos interessados em empreender, já que a concorrência ainda é baixa nesse segmento”, explica Viegas. O conceito Smart tem feito tanto sucesso que a expectativa do CEO é transformá-lo no novo padrão da franquia.