Desde 2005, os restaurantes da Água Doce Sabores do Brasil contam com um espaço destinado às crianças chamado de Doce Cantinho. A ideia do local é oferecer para os pais e, principalmente, aos pequenos um ambiente que tenha entretenimento e segurança durante a permanência dentro de uma unidade da rede. Além disso, a marca disponibiliza um cardápio com opções pensadas para atrair e encantar o público infantil e passatempos que permitem o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Atualmente, a franquia conta com 80 operações em sete estados brasileiros e é referência na culinária brasileira.
Em seu DNA, a Água Doce preza por servir as famílias como um todo, isto inclui uma visão estratégica da rede voltada ao público infantil. Dessa forma, para atender as necessidades dos seus consumidores, que buscam por conveniência e segurança, a empresa possui uma página exclusiva do menu com receitas elaboradas para o paladar e exigência nutricional dos pequenos. Já no quesito diversão, a marca disponibiliza um espaço com brinquedos, como pula-pula, piscina de bolinhas e escorregadores, com tamanhos que podem variar dependendo da dimensão da unidade em questão. Também para o entretenimento da criançada, a rede conta com revistas para colorir, elaboradas em conjunto com pediatras e pedagogos, com a intenção de promover o desenvolvimento e a inclusão das crianças no restaurante, e promover uma experiência diferenciada na Água Doce.
O segmento de Food Service possui uma demanda que cresce a cada dia por ambientes, atividades e alimentação de qualidade destinadas às crianças. A Galunion, consultoria do setor, destaca no estudo Mandala Galunion de Food&Tech Trends 2022 a importância de ter um ambiente pensado para todos os públicos. Como uma questão relacionada tanto à tendência ESG pela parte da responsabilidade social e de inclusão, como à necessidade de cuidar das pessoas e da comunidade, quanto ao que chamado “voto de veto”. O voto de veto acontece quando um ou mais membros de um grupo têm alguma restrição, seja ela de mobilidade, acessibilidade ou alimentar, como ter criança, o que poderia vetar o consumo do grupo em um local onde não há opções que se adequem às suas necessidades. A falta de comunicação pode apresentar um empecilho à tomada de decisão de pessoas com necessidades específicas ou seus grupos. Com o avanço da percepção do cuidado com as pessoas e com a comunidade, aspectos de acessibilidade têm sido esperados por grande parte dos consumidores. Com a evolução da tendência de saudabilidade, em que a saúde passa a ser personalizada, informações claras e opções inclusivas passam a ser muitas vezes um diferencial competitivo.
“Atender as crianças não é só incluir brinquedos para diverti-las. Na Água Doce, entendemos que esse público merece atenção. Com isso, é necessário investimento contínuo e regular em manutenção preventiva, atenção especial nas escolhas dos colaboradores que precisam ter um perfil paciente e atencioso para lidar com este tipo de público, além do formato de negócio que precisa ser pensado para trazer hospitalidade, acessibilidade, segurança, decoração e iluminação para atender as crianças com excelência. Buscar por especialistas e consultorias que orientem sobre esse perfil de consumidor também é importante, já que a responsabilidade de servir os pequenos é muito grande e todo contato com a marca deve ser um momento lúdico, mas também positivo e construtivo para seu bem-estar e para seu futuro como cidadão”, revela Júlio Bertolucci, diretor de franquias da rede.
Para o Dia das Crianças, a marca amplia suas ações dedicadas aos pequenos, trazendo mais opções de lazer. Em suas unidades, a rede oferece, além de revista com passatempos para colorir, bexigas e ioiôs durante esta data comemorativa, com o objetivo de proporcionar mais diversão e encantamento do público infantil. Dessa forma, a empresa se torna referência para os pais que buscam por estabelecimentos que possam entreter os filhos em brinquedos e atividades, permitindo que a refeição seja tranquila, de qualidade e recheada de bons momentos.