A lei de franquias (número 13.966/19), no artigo 2º, inciso XIII, alínea a, diz que o franqueador deve colocar, na sua Circular de Oferta de Franquia (COF), a indicação do que é oferecido ao franqueado e em quais condições no que se refere ao suporte. Portanto, conforme a lei, cada franqueadora pode determinar o nível de suporte prestado à rede franqueada e em quais condições esse suporte ocorrerá. Existe um consenso no mercado, entretanto, de que a transferência de know-how deve ser contínua para que o franqueado possa ter um bom desempenho e sua unidade performar dentro do previsto pela franqueadora.
Na Dr. Shape, uma das franqueadoras mais tradicionais do Brasil, que está completando 20 anos de mercado em 2022, o suporte é um dos pilares de sustentabilidade da marca. “Essa questão do suporte é um compromisso que faço pessoalmente, como sócio da marca, com cada franqueado que assina o contrato com a Dr. Shape. Eu sempre garanto e falo que da nossa parte ele pode contar 1.000%, porque o que for preciso fazer, nós faremos para a loja dar certo. Mas nós também precisamos que o franqueado se esforce para isso, porque não existe mágica”, ressalta Felipe Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape que ocupa o cargo de Diretor de Operações.
Com mais de 70 lojas instaladas em 18 estados brasileiros e considerada a maior franqueadora de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, a Dr. Shape quer ir muito além dos números. Para a marca, não basta apenas que os franqueados implantem suas unidades. A ideia é que todas elas tenham sucesso e gerem retorno financeiro para quem aposta na franquia. Por isso, a franqueadora garante um suporte completo, desde quando o contrato é assinado até a implantação e durante a operação da loja.
O suporte da Dr. Shape é dividido em programas de atividades diárias e consultoria especializada.
Na consultoria especializada, Felipe Kalaes explica que, para que o suporte seja realmente efetivo, ele passa por todos os setores da operação. Tudo isso é feito por consultores especialistas em cada área do negócio, como a financeira, a de Tecnologia da Informação (TI), comercial, atendimento ao cliente e a de compras. Para que o trabalho seja realizado de maneira única para cada empresário, os consultores possuem uma carteira restrita e atendem, no máximo, 20 franqueados cada um deles. “Isso é feito para que seja possível dar uma atenção de qualidade para cada franqueado. E acontece desde o momento em que o franqueado assinou o contrato, porque ele começa passando por um time que o auxiliará na busca por um ponto comercial. Encontrando o ponto, ele vai para outro time na implantação da loja e, depois da inauguração, um terceiro time ficará responsável por acompanhar as demandas do dia a dia”.
Mas o suporte garantido não se limita às consultorias. Mensalmente, a Dr. Shape fornece um calendário com programações diárias para ajudar os franqueados. Em todas as segundas-feiras, por exemplo, é dia de MotivAção, programa que tem como objetivo incentivar os franqueados já no início da semana. Na quinta-feira, é dia de MBA em Vendas, programa que tem como foco o aumento das vendas das lojas.
Essa programação é toda feita em grupo, mas ainda existem outros suportes individuais. Um deles é o PAM – Programa de Ações Mensais, que é realizado na última semana de cada mês para planejar o próximo mês. Então, cada unidade tem uma meta estipulada e é possível calcular quantos clientes aquela loja precisará para bater essa meta, com base no ticket médio e na taxa de conversão de cada unidade.
Nas sextas-feiras, acontece o Sextou. Nesta ação, os franqueados têm um levantamento mensal de como está indo sua loja, mostrando índices de faturamento e números de clientes, por exemplo. Para que ele possa saber como está indo aquele mês, se basta continuar naquele patamar ou se precisa se recuperar.
“Desde o início da operação, o franqueado já foi treinado, já recebeu nossos manuais e nosso kwon-how. Ou seja, nós já demos nossa receita do bolo. O que fazemos é garantir com a nossa equipe o apoio e que tudo seja feito de uma maneira bem completa e profissional, para que possamos acompanhar as demandas diárias e individuais”, enfatiza Kalaes.
Além de toda a capacitação constante, ainda existe o apoio que o franqueado recebe quando surgem questões individuais, que são resolvidas na consultoria ou emergencialmente. “Nossa meta é não deixar nenhum franqueado sem resposta, já que sempre pilotamos projetos antes de repassá-los a toda a rede e, assim, conseguimos reduzir erros e aparar arestas, podendo ajudá-los quando surgem questões mais difíceis”,
O resultado de todo esse suporte é uma rede mais saudável, que enfrentou a pandemia e continua crescendo com consistência.