Após trabalhar 18 anos em emissora de televisão, o produtor executivo de telejornalismo, aos 35, Regis Tonon decidiu mudar radicalmente a sua carreira. Iniciou uma faculdade de Direito. Depois de cinco anos se formou e passou na OAB. Regis se tornou advogado e mudou de profissão. Porém, há três anos, em meados de 2019, começou a se inquietar novamente. O desejo de se reinventar era também aliado a outro desejo antigo: empreender. Foi assim que Tonon passou a se interessar pelo franchising. Após o conselho de um amigo, resolveu pensar na rede Açaí da Cidade como uma opção de investimento. A marca se trata de franquias de açaí que por meio de um espaço aconchegante focam na experiência de consumo do cliente. Hoje, Regis Tonon possui duas franquias do Açaí da Cidade, uma em Francisco Morato e outra em Caieiras. Como resultado, o empresário fatura R$ 1,6 milhão ao ano.
“Eu sempre quis empreender. Quando trabalhava na televisão, queria a minha própria produtora. Quando trabalhei como advogado, queria ter o meu próprio escritório. Sempre tive vontade de ter o meu próprio negócio, só não sabia o que poderia ser. Depois de mudar de carreira, tinha a certeza de que se tivesse que fazer mais uma inovação na minha vida seria ser dono do meu próprio negócio. Comecei a pesquisar sobre o franchising, entre outras franquias que pesquisei, o Açaí da Cidade era uma que achei interessante. Achei o investimento acessível. Além disso, ela tinha uma fácil operação e um público bem definido. Mas, eu não entendia nada de açaí”, sorri Regis Tonon, franqueado do Açaí da Cidade. “Foi a comunicação direta com os fundadores da rede e todo o suporte prestado pela franqueadora os fatores decisivos na minha escolha em investir em suas franquias. Dois anos depois, aqui estou com duas unidades do Açaí da Cidade, e, detalhe, pensando na terceira”.
A primeira franquia que Regis abriu foi em Francisco Morato, Região Metropolitana de São Paulo. Isso foi em julho de 2020, em plena pandemia. Segundo o empresário, a rede tinha implementado vendas online e reforçado a sua presença nas redes sociais.A rápida solução da rede para esse imenso problema causado pela pandemia, o deixou seguro para continuar com a ideia do negócio.Em menos de um ano Regis recuperou o valor que havia investido.
“Desde o princípio não me senti ´refém do negócio´. Até mapear a concorrência a franqueadora me auxiliou. Depois de dez meses já tinha pago todos os equipamentos. A partir daí, os objetivos que eu tinha almejado antes de me tornar franqueado já haviam se concretizados. Nesse momento, tinha duas opções. Usufruir dos benefícios da minha franquia ou abrir uma segunda unidade. Ao estudar sobre o assunto e avaliar a aceitação do público e a facilidade na gestão, decidi abrir a segunda”, comenta o empresário.
Em julho de 2021, praticamente um ano após a inauguração da primeira loja de Tonon, o empresário abriu a segunda franquia, dessa vez em Caieiras, cidade próxima a Francisco Morato.
“Não sei se pelas restrições da pandemia terem diminuído, ou se foi pela minha experiência com a primeira loja, mas os resultados da minha franquia em Caieiras foram surpreendentes. A segunda loja lucrava ainda mais que a primeira. Em pouco tempo já tinha recuperado o valor”, relembra Regis.
Na prática, as unidades do Açaí da Cidade oferecem aos seus clientes tanto a opção self-service quanto os pedidos prontos. Internamente, as suas franquias possuem uma área destinada para pets, vagas internas para bicicletas e um espaço kids, que contém cama-elástica, piscina de bolinhas, escorregador e outros atrativos infantis. A ideia é que o cliente possa saborear tranquilo a sua refeição, sem se preocupar com o seu filho, pet ou bicicleta. Com tigelas feitas de madeira de reflorestamento, a rede oferece diversas opções de açaí, sorvetes e vitaminas. Não é necessário que o franqueado tenha experiência na área, já que o mesmo possui todo o suporte da franqueadora para comandar o seu negócio.
“É gostoso ter o seu próprio negócio. É maravilhoso. É como se você fosse dono da sua brincadeira quando criança. Logicamente não estou brincando com o meu negócio, mas sinto o prazer que sentiria com uma brincadeira. Estou realizando o meu sonho”, finaliza Regis.
Com 22 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, o Açaí da Cidade prevê a abertura de mais 10 franquias até o final de 2022. O investimento inicial para a franquia é de R$ 135 mil com previsão média de retorno de 12 meses.