No mercado nacional desde 1978, a rede de franquias Rei do Mate marca presença na Expo Franchising ABF Rio 2022,que acontece entre os dias 15 e 17 de setembro no Centro de Convenções Sul América, no RJ.
Com 44 anos de atuação, o Rei do Mate possui 305 lojas em território brasileiro, sendo 105 no Rio de Janeiro, já em operação, e seis a serem inauguradas em breve. “Nossa trajetória se cruza com a da ABF, pois ingressamos no franchising nos anos 1990, quando a primeira ABF Franchising Expo foi organizada”, lembra Antonio Carlos Nasraui, CEO da rede. Ele ainda enfatiza a capilaridade no estado com presença nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Araruama, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, São Gonçalo, São João do Meriti, São Pedro da Aldeia e Rio das Ostras.
Sobre a expansão da rede, o executivo destaca um crescimento de 10% em 2022 em comparação a 2021. Só esse ano, a marca já inaugurou quatro unidades no RJ e até o fim do ano mais seis novas lojas vão iniciar suas operações. Em termos de perspectiva de novos contratos, devem ser mais 4 até o fim do ano., totalizando 14 novas franquias do Rei do Mate em solo carioca. “Em setembro serão Shopping Plaza Macaé e Aeroporto Santos Dumont. Em novembro serão Taquara Plaza Shopping, a segunda unidade no Clube Flamengo, Shopping Sulacap e Madureira Shopping”, detalha Nasraui.
Com previsão de faturamento geral da rede em torno de R$270 milhões esse ano, o Rei do Mate tem um crescimento diversificado em todo o território nacional, incluindo Rio de Janeiro, com lojas de hospitais, aeroportos, Shopping, rua, dentro de empresas e outros. A empresa destaca o Estado como prioritário já que representa 39% do faturamento total da rede. “Apesar de ser um mercado maduro e muito competitivo, nosso desempenho é excelente no RJ em função da tradição da marca, sintonia que temos com os consumidores, que se identificam com nossa proposta de valor não só em termos de negócio, mas também em termos de produto, pois o carioca tem de fato uma sinergia grande com o nosso portfólio com produtos como mate, açaí entre outros”, avalia o executivo. A estimativa do negócio é que uma franquia do Rei do Mate fature, em média, R$ 85 mil por mês e o prazo de retorno de investimento é de 36 meses. Já a rentabilidade média varia de 15% a 20% do faturamento, ou seja, o dono de uma unidade por lucrar a partir de R$ 12.785.
Em termos de produto, o o Rei do Mate apresenta na ABF RJ o lançamento do Empório Rei do Mate, linha inicialmente compostaporsete produtos nobres e artesanais, entre eles bolachas, pão de mel, entre outros.“Pensamos em criar aquele gift especial e diferenciado, ou seja, o consumidor poderá presentear com nossos produtos de marca própria, levando a qualidade Rei do Mate para além das lojas, com uma linha idealizada para trazer uma experiência de consumo com gosto caseiro e intimista para consumir no dia a dia ou para aquela ocasião especial”, detalha.
A linha Empório Rei do Mate é composta por Biscoito Limão Siciliano, Biscoito Amaretto, Pão de Mel, Bolacha Pitmoppen, Bolacha Kransjes, Bolacha Specullas e Bolacha Coco Galé”, finaliza.