A preocupação com questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) vem crescendo nos últimos anos, inclusive entre as franquias. Sem deixar de lado a qualidade e a credibilidade, cada vez mais as marcas desenvolvem produtos e serviços sustentáveis para seus respectivos consumidores, além de iniciativas sociais diversas. De acordo com a ONU, até 2020, este mercado registrou um crescimento significativo de até três vezes o faturamento, atingindo R$ 2,2 trilhões.
Em mais uma oportunidade imersiva no setor de franquias, os empreenderes fluminenses e de todo o País terão a chance de participar do espaço social Franquia para todos, durante a 15ª edição da Expo Franchising ABF Rio. O evento acontecerá entre os dias 15 a 17 de setembro, no Expo Mag, região central do Rio de Janeiro.
Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, “a agenda ESG tem crescido de importância e as franquias vem se preparando cada vez mais. Isso traz reflexos positivos para a própria organização e para a sociedade, com a vantagem de que as franquias têm muito experiência em replicar práticas. No espaço, vamos promover um debate mais focado sobre o tema entre os agentes do setor, incluindo potenciais franqueados”.
Com o objetivo de tratar de acessibilidade, diversidade e inclusão no mercado, os participantes da Feira poderão aproveitar o espaço social – criado em parceria com o Instituto da Criança – e conferir as seguintes palestras com especialistas do setor: Como fortalecer o S do ESG; Como mobilizar seus franqueados e parceiros impulsionando o investimento social na sua agenda ESG; Impactos da pandemia: o mercado já voltou ao norma?; e A importância da (boa) comunicação das empresas que apoiam causas sociais. Haverá ainda a palestra: Como engajar clientes para iniciativas sociais, que será ministrada por Pedro Werneck, presidente e cofundador do Instituto.
Além do conteúdo, a Expo Franchising ABF Rio traz alguns exemplos de franquias para investimentos associadas ao ESG, como é o caso das marcas Ecopower (energia solar), Energy Brasil (energia solar fotovoltaica) e SolarOn (soluções em energia solar).
A Feira também irá apresentar cerca de 200 opções de marcas vindas de diversos estados do País, dos segmentos de Alimentação, Casa e Construção, Educação, Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação, Moda, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços, e com investimento inicial que varia de R$ 9 mil a um pouco mais de R$ 1 milhão. O setor de franquias vem se destacando ainda em meio à retomada das atividades econômicas após paralisações nos últimos dois anos diante da pandemia do coronavírus. De acordo com dados da ABF, o franchising brasileiro registrou um crescimento de 16,8% no faturamento no segundo trimestre de 2022, ante a igual período do ano passado.