Quando a Sucos S/A foi fundada, em 2009, era um pequeno quiosque quase sem movimento que vendia apenas sucos. Para isso, Gustavo e Suzana Dinamarco, sócios, investiram as últimas economias, e tiveram de ralar. Hoje, eles faturam R$ 5 milhões vendendo, além de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais e tapiocas.
Mas toda história de sucesso tem suas dificuldades. Antes de fundar a Sucos S/A, Gustavo faliu um negócio próprio por duas vezes e teve de recorrer a um empréstimo familiar. Na retaguarda, Suzana vendia chocolates para ajudar nas contas.
Por isso, quando adquiriram o primeiro quiosque da Sucos S/A, em um centro comercial de Araçatuba (SP), a ideia era complementar a renda. “Era um plano B. Mas com o tempo, o negócio tomou proporções maiores do que imaginávamos”, diz Gustavo.
Então vieram muitas mudanças: padronizaram o mix de produtos, lapidaram a marca Sucos S/A e investiram na otimização do estoque. Em 2017, o casal já tinha oito lojas próprias pelo interior de São Paulo, incluindo pontos de rua, shoppings e até supermercados.
Nesse momento, se tornar uma franquia começou a fazer mais sentido. “Foi a maneira que encontramos de crescer rápido, sem que precisássemos tirar grandes investimentos do nosso bolso”, explica Suzana. A primeira loja no modelo de franquia foi aberta em 2018, em Contagem (MG). E outras inovações se mostraram necessárias.
Junto com a inauguração da franquia, os empreendedores estrearam um novo serviço: o “monte sua salada”, no qual o cliente poderia customizar os ingredientes do prato. A aposta deu tão certo que transformou totalmente a filosofia do negócio.
“Depois de nove anos apenas com bebidas e açaí, passamos a nos posicionar como um restaurante de alimentação saudável”, conta Gustavo. Assim, em 2021, mesmo durante a pandemia, a empresa aumentou 50% seu faturamento, contando com mais de 20 opções de refeições, que incluem tapiocas e sanduíches naturais.
Hoje, a Sucos S/A totaliza 11 lojas em operação por São Paulo e Minas Gerais. Alcançando R$ 5 milhões de faturamento em 2021, a franquia projeta inaugurar mais 10 unidades até o final do ano e expandir para regiões como Paraná e Rio de Janeiro.
“Com a pandemia, a preocupação das pessoas com alimentação saudável e bem-estar aumentou. Sentimos essa demanda, investimos no nosso negócio e oferecemos os produtos que nossos clientes buscam através de um preço justo e acessível”, conclui Gustavo.
Com o retorno gradual de encontros presenciais após a pandemia, o setor de alimentação no franchising voltou a crescer. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o foodservice cresceu 9,1% no primeiro trimestre de 2022, em comparação a 2021.
Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 105 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.