Grandes fábricas em todo o mundo estão produzindo roupas em ritmo acelerado e, com isso, trazendo aumento na poluição do ar, o que responde por pelo menos 10% das emissões de carbono do mundo. Portanto, optar por comprar em qualquer loja de revenda de roupas usadas reduz o abuso ambiental, ajuda na superprodução de roupas e retarda qualquer “fast fashion”.
De acordo com a ThredUP, uma das principais plataformas de revenda de roupas nos Estados Unidos, o mercado global de vestuário de segunda mão crescerá 3 vezes mais rápido do que o de vestuário em geral. Além disso, 74% dos compradores acreditam que seus hábitos de consumo individuais têm um impacto significativo no planeta, e que uma compra não inteligente e desenfreada é prejudicial ao meio ambiente.
No ritmo de trabalho para educar os consumidores e conscientizar sobre a crise global da moda, a rede de Brechó e Outlet infantil, Arena Baby, fundada pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenorio, faz parte do segmento de franquias e, se destaca por ser uma empresa eco econômica, principalmente por estar sempre preocupada com a preservação do meio ambiente em diversos detalhes.
Por mês, cada unidade da rede fatura em média R$ 70 mil com a venda de peças de roupas, acessórios e brinquedos. A marca utiliza tags recicláveis para identificar itens como novos, nunca usados e quase novos. As peças da rede passam por uma avaliação minuciosa, onde é verificado se há manchas ou qualquer outra avaria. Hoje, cerca de 70% do acervo da rede é formado por peças semi-novas e 30% são novas de fábrica e a maioria dos itens vendidos são 80% mais baratas que as lojas convencionais.
Segundo a empreendedora Giovanna Domiciano, durante a semana, a rede recebe cerca de 200 peças por dia; já aos sábados e feriados o número pode dobrar. Hoje, a Arena conta com 26 unidades espalhadas pelo país e um faturamento de R$ 6,6 milhões anuais. A expectativa é que em cinco anos a rede já possua 300 lojas espalhadas pelo país.
Além disso, o comportamento sustentável de uma empresa pode servir de exemplo para colaboradores, funcionários, outras empresas e clientes. “Desde pequena, a cultura do reuso esteve fortemente no meu dia a dia. Poder disseminar isso em um modelo de negócio lucrativo e sustentável é muito gratificante”, finaliza.