Há cinco anos no mercado de franquias e há 16 no segmento varejista, a Milon foi criada para atender as demandas do segmento por produtos com inspiração francesa e estilo clássico, voltado para o público desde bebê até o tamanho 14. Com um plano de expansão que tem como objetivo a implantação de unidades em curto prazo, a rede busca abrir novas operações e realizar conversões de lojas próprias para franquias em todo território nacional. Nos próximos meses, um dos focos da marca infantil visa, no total, cinco novas lojas em municípios localizados no interior e litoral do estado de São Paulo.
“Como ingressamos no mercado de Franchising, estamos passando por um movimento que visa a conversão de lojas próprias da Milon, que já estão em operação, para o formato de franquias. No estado de São Paulo, por exemplo, já temos 16 lojas e dessas, 12 estão para conversão. Com o objetivo de ampliar a presença da Milon de forma expressiva em São Paulo, o plano prevê novas unidades na capital, mas o foco principal para a rede está no interior paulista. O intuito é ingressar por meio das franquias em municípios como Araçatuba, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Também há espaço para investirmos em operações no litoral, por isso, Santos também está em nossos planos. Todas as unidades estão programadas para serem implantadas em shopping centers das regiões em questão”, revela o diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly, Claudinei Martins.
De acordo com o estudo IPC Maps 2021, que é especializado no cálculo de índices de potencial de consumo nacional, o estado de São Paulo tem o maior PIB do País, mas o interior se destaca como o maior mercado consumidor do Brasil. Dessa forma, as pequenas cidades paulistas responderam por 15% do total consumido em 2021. Já no plano estadual, o interior de São Paulo foi responsável por 53,1% do consumo. Ainda segundo o levantamento, cidades como Ribeirão Preto e São José dos Campos, por exemplo, ocupam os primeiros lugares no ranking estadual, considerando apenas o interior paulista, ficando atrás apenas de Campinas.
Para a abertura das novas lojas no Estado em questão, a Milon oferece dois modelos de negócios, o Tradicional com arquitetura de loja com vitrine, e o Open Front, lançando em 2021, trazendo um conceito novo que explora lojas sem vitrine. O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses. Para a implementação da nova franquia, a franqueadora oferece estudos, treinamentos e serviços para auxiliar os novos empreendedores. Além disso, é realizado um estudo de viabilidade do ponto que receberá uma loja da marca, análise e seleção técnica do ponto comercial, projeto arquitetônico, apoio na montagem e inauguração da loja, manuais de operação, software de gestão integrada e sistema de negociações. Já na área de Gestão Humana, a rede oferece orientação na contratação da equipe de loja, toda a capacitação inicial, além de treinamentos constantes da equipe.
A Milon conta com 82 unidades, sendo 50 franquias e 32 lojas próprias, sendo uma das marcas que integra o Grupo Kyly, que tem sede localizada em Pomerode, Santa Catarina. Detentor de cinco marcas e parceiro de uma empresa de jeans infantil, o grupo possui produção anual de 31 milhões de peças e atua de forma verticalizada, contando com sua própria Fiação, a Fio Puro, considerada uma das mais modernas da América Latina. A empresa exporta as coleções para mais de 36 países. No Brasil, está presente em mais de 11 mil lojas multimarcas em 3,5 mil cidades espalhadas por todo o território nacional.
Segmento Moda no Franchising
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março deste ano, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostrou que o setor permanece em ritmo de recuperação, atento aos desafios de um ambiente macroeconômico com inflação e juros em alta. O estudo apontou que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Além disso, o balanço referente ao primeiro trimestre de 2022 indicou crescimento da receita em todos os 12 segmentos elencados pela entidade. O que mais se destacou e registrou melhor desempenho no faturamento do período foi o de Moda, com um crescimento de 13,5%, beneficiado pela retomado do trabalho e eventos presenciais e da consequente maior movimentação em shopping centers e outros locais de grande circulação de pessoas.