Arroz, feijão, saladas variadas, uma infinidade de guarnições e carnes de todos os tipos, sem contar as deliciosas sobremesas que dão água na boca. Essa é a combinação perfeita que faz com que o Divino Fogão tenha sucesso no mercado de alimentação há 38 anos. A comida da fazenda, fresquinha a qualquer momento do dia, é a principal bandeira da marca, que conta com 199 pontos de vendas, incluindo os restaurantes localizados nos principais shoppings brasileiros e as dark kitchens, um projeto lançado em meados de 2020.
A ideia de montar o primeiro restaurante surgiu quando Reinaldo Varela, natural de Mirandópolis, no interior de São Paulo, veio estudar na capital paulista e sentia falta do cheiro e sabor da comida que fez parte da sua infância e adolescência. Assim, em 1984, inaugurou o São Paulo I, em Pinheiros, em um local que lembrava uma legítima casa da fazenda do interior paulista, planejado pelo arquiteto Renato Marques de Oliveira. O ponto era próximo a muitos prédios comerciais e oferecia uma boa alternativa aos que trabalhavam na região. À noite, as pessoas se encontravam para ouvir música de viola, comer porções e petiscos, além de falar sobre rally, esporte pelo qual Reinaldo é apaixonado e, até hoje, participa de competições junto com os três filhos: Rodrigo, Gabriel e Bruno. Ele brinca que o rally é a profissão e o Divino Fogão o seu hobby.
Em 1992, Reinaldo já atuava ao lado de sua esposa, Nani Scaburi Varela, que ajudou a impulsionar o negócio. Eles receberam um convite para montar uma loja do São Paulo I no Shopping Eldorado, em São Paulo. O restaurante foi inaugurado com um conceito que as unidades seguem até hoje: balcão grande em estilo colonial, um fogão à moda antiga, uma grande coifa de cobre sobre o fogão, muitas panelas de barro e na parede azulejos portugueses.
Na praça de alimentação cheia de redes de fast food, o São Paulo I se tornou uma grande atração, justamente por proporcionar uma alimentação presente no dia a dia dos brasileiros. Em 1994, o casal Varela entrou no ramo das franquias. Com a expansão da rede para fora do estado de São Paulo, foi lançado um concurso cultural com o objetivo de dar um novo nome à marca. Uma moradora de Campinas, no interior do Estado, sugeriu Divino Fogão, ganhou o concurso e um carro zero.
“Atuamos todos estes anos com muito amor e empenho para oferecer o que há de melhor aos clientes. Somos gratos por termos a confiança e fidelidade de consumidores tão queridos. Para que o sucesso continue, estamos sempre inovando. Com a chegada da pandemia e devido ao isolamento social, intensificamos a operação via delivery nos restaurantes. Com os excelentes resultados das entregas em domicílio, lançamos um projeto de cozinha invisível para operar em locais onde não temos operações ou em regiões com grande concentração de pedidos. Nosso objetivo é levar a qualidade, o sabor e frescor das receitas do Divino Fogão para todo o Brasil”, comenta Reinaldo Varela, presidente da marca.
O projeto de dark kitchen funciona no formato de licenciamento de marca, desenvolvido em parceria com a Guersola Consultoria, e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de alimentação. Com investimento inicial de R$ 17,5 mil – destinado à compra de insumos para produção, uso de marca, embalagem, marketing e treinamento -, é possível se tornar um licenciado da rede e atuar por meio da dark kitchen. Entre as vantagens estão o aproveitamento do tempo ocioso de cozinhas em restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias e bares, além de toda a capacitação e treinamento oferecidos pelo Divino Fogão. Com a implantação do modelo, o licenciado pode contar com um faturamento médio mensal de R$ 20 mil.
Já para shopping centers, a rede lançou o modelo ‘Pra Toda Fome’ que conta com um visual moderno e atualizado, sem perder a essência do Divino Fogão que conquistou os brasileiros. Com seu tradicional buffet, o formato de negócio também oferece pratos à la carte individuais, para duas ou três pessoas e a versão kids. Com objetivo de atingir públicos diversificados, a operação também oferece lanches, pizzas, beirutes, omeletes, sushis e porções, além de drinques variados, chás e whisky. Já às quartas-feiras e aos sábados, os consumidores podem se deliciar com uma saborosa feijoada, nas versões individual e família. Em resumo, há opções para todos os gostos.
“A celebração de 38 anos da marca é no dia 22 de julho e para comemorar essa data, que é tão importante para rede, cada restaurante do Divino Fogão terá o famoso e delicioso bolo de aniversário, para que os clientes possam aproveitar esse momento conosco. Afinal, eles são os principais responsáveis por tantos anos de atuação no mercado de alimentação brasileiro”, finaliza o presidente do Divino Fogão.