O mercado imobiliário foi o que se recuperou mais rapidamente dos reflexos da pandemia nesses quase dois anos. O número de novos imóveis vendidos no ano passado aumentou em 12,8% comparado com 2020. Os lançamentos de imóveis cresceram 25,9%, e a expectativa para 2022 é de que tenhamos a continuidade desse movimento, com novos empreendimentos sendo lançados.
As inovações são cada vez mais frequentes na economia atual, e nessa fatia do mercado tudo precisa ser muito dinâmico e assertivo. Quem encontrar o tipo mais adequado de negócio no ramo imobiliário pode ter uma vantagem competitiva no mercado. Podemos citar como exemplo os empreendimentos que geram receitas recorrentes e que atraem cada vez mais os investidores. O modelo é uma estrutura financeira em que a totalidade ou uma parte da renda do negócio é contínua, sendo assim previsível e estável.
A Bikasa Negócios Imobiliários, primeira franquia imobiliária do Brasil a trabalhar exclusivamente no digital e home office, segue nessa modernização. Felipe Wichmann, diretor executivo da Bikasa, explica que no caso da rede, além das tradicionais venda e locação, os corretores trabalham ainda com a comercialização de produtos correlatos, que garantem um ganho mensal certo. “Geralmente o corretor não consegue ter uma renda recorrente, pois nem sempre consegue vender um imóvel por mês. Com nosso modelo de franquia, ele poderá trabalhar e vender seguros imobiliários, financiamento de imóveis, projetos de arquiteturas, ou seja, o corretor terá ganhos indicando esses produtos.”
Receita recorrente
A possibilidade de contar com uma parte dos ganhos assegurados previamente é algo que faz os olhos de qualquer empresário brilharem, e motivo pelo qual o modelo ganhou a atenção dos empreendedores. Ter noção de quanto você vai receber, uma base de clientes fiel que compra todo mês, com direito a contrato de longo prazo faz toda diferença para o empreendedor. Essas são algumas das vantagens da receita recorrente, que oferece essa garantia monetária e aumenta seu potencial de crescimento.
Nesse modelo de negócio, os clientes pagam por determinado serviço em intervalos predeterminados, o que dá para calcular qual será o faturamento que a empresa terá pelos próximos períodos, ajudando os empreendedores a terem maior segurança em seus planejamentos e na gestão financeira, ou seja, uma certa estabilidade.
Felipe afirma que o “franchising imobiliário” é um mercado com um enorme potencial de crescimento. Atualmente, esse nicho conta com um forte aliado, que é o mundo digital. Com ele é possível encurtar e dar mais praticidade ao consumidor. Além disso, a internet possibilita que o empreendedor da área de imóveis consiga trabalhar de qualquer lugar.
“Nós buscamos trabalhar com o que tem de mais atual em termos de tecnologia e sistemas disponíveis no mercado digital. O nosso objetivo é poupar o tempo e os gastos dos nossos franqueados”, afirma o empresário.
Comissão nas vendas
É muito mais fácil ser encontrado e ter relevância dentro de um mercado específico, atraindo pessoas que desejam um produto ou uma solução em particular. A Bikasa é um modelo 100% digital que proporciona agilidade na venda, redução de processos e custos fixos, garantindo uma maior rentabilidade por parte do corretor, que ganha 100% de comissão.
O corretor que adquirir a franquia, irá pagar royalties e não terá limites de faturamento, quanto mais ele vender, mais ganhará. Além do faturamento na comissão na venda dos imóveis, ele consegue ter um faturamento em média em torno de R$ 3 mil a R$ 6 mil com a venda de serviços extras. “O franqueado poderá oferecer a seus clientes produtos e ganhará uma comissão mensal sobre esses serviços. Todo o serviço de cotação e transmissão será feito por uma corretora parceira. O franqueado vai gerar uma base de clientes e além da venda, terá receita oriunda das transações com serviços”, concluiu Wichmann.