4 dicas práticas para uma vida mais sustentável

Maior marca de Clean Beauty brasileira, Simple Organic compartilha sua expertise para deixar o mundo da beleza cada vez mais eco-friendly

Uma das grandes tendências dos últimos anos em vários setores do consumo é a sustentabilidade. Na área da beleza, não poderia ser diferente. A Simple Organic nasceu atenta a essas mudanças e às novas exigências e necessidades dos consumidores. 100% clean beauty, vegana, orgânica, cruelty-free e sem-gênero, a marca é a alternativa ideal para quem deseja levar a sustentabilidade para cada passo de sua rotina de beleza e lifestyle.

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente (05.06) e compartilhar seus valores, a Simple Organic preparou 4 dicas para uma vida mais sustentável.

1.Ingredientes orgânicos e naturais

Ingredientes sintéticos e de origem animal muitas vezes causam irritações na pele e na mucosa e podem ainda ser responsáveis por doenças graves como o câncer. Por isso, a primeira dica é sempre ler a lista de ingredientes e priorizar produtos que apostem em ativos naturais, orgânicos e cruelty-free e que estejam alinhados com o conceito de Floresta Em Pé, que garante uma extração respeitosa. “Ingredientes comuns da indústria, mas que devem ser evitados para uma rotina clean beauty são: Parabenos, Petrolatos, Ftalatos, EDTA, BHA, Silicone Propileno, Glicol, Quaternário de Amônia, Dietanolamina Trietanolamina, Diazolidinil Ureia, Imidazolidinil Ureia, Lauril, Sulfato de Sódio, Óleo Mineral, Hidroquinona Mercúrio, Tolueno e Triclosan”, destaca Patrícia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic.

2. Certificações oficiais

Uma das melhores formas de saber se a sua marca preferida de cosméticos é sustentável é descobrir se ela possui alguma certificação oficial. “A Simple Organic, por exemplo, possui os selos PETA Vegan Approved & Cruelty-free, Eu Reciclo e a certificação Lixo Zero. Nem todas as marcas de clean beauty possuem selos e certificações, mas é necessário ficar atento quanto à transparência da marca em relação a seus processos produtivos”, ensina Patrícia Lima, que é referência quando o assunto é sustentabilidade.

3.Embalagens

O excesso de lixo é um grande problema ambiental. Por isso, outra dica é checar o material das embalagens dos seus produtos preferidos. As embalagens, individuais e secundárias, dos produtos fazem parte do encanto pelas marcas, mas em grande parte das vezes elas são totalmente descartáveis e acabam indo para o lixo. Por isso, veja se a sua marca preferida tem políticas para diminuir esse impacto. Alternativas como embalagens individuais, reutilizáveis ou feitas de material reciclado, ou com alto valor agregado para a reciclagem, são sempre uma ótima pedida.

4. Logística reversa e Reciclagem

Ainda falando de embalagens, é importante saber o destino final desses recipientes. Ações como a logística reversa, quando o consumidor retorna o produto vazio para a marca, é uma ótima solução para o descarte correto desse lixo que poderá ser levado para a reciclagem ou servir para um upcycling. Assim, a marca diminui seu impacto ambiental.