Quando as irmãs Bruna e Paula Vieira criaram a primeira loja do Café Du Centre, em Itapema, SC, elas já sabiam o que queriam para a rede. Um lugar sofisticado e aconchegante que servisse sempre os melhores produtos para o cliente. A inspiração veio da própria experiência como consumidoras apaixonadas por café e acostumadas a frequentar cafeterias.
Por isso, optaram por um modelo de negócio que remetesse aos tradicionais cafés parisienses, com uma arquitetura rebuscada e luxuosa e com uma oferta de sabores para seduzir todos os paladares. “O café parisiense não se limita na qualidade e sofisticação do produto, e sim na experiência que proporciona ao consumidor, é o lugar onde entre um gole e outro, o cliente se encontra com um momento pessoal de reflexão e relaxamento”, comenta Bruna.
Um modelo de negócio em expansão
Quem entrar numa das cafeterias da rede vai encontrar o charme de Paris em todos os detalhes, até no som ambiente que remete ao romantismo da cidade mais visitada do mundo. O sucesso foi imediato, o Café Du Centre se consolidou no mercado e logo se expandiu. Novas lojas foram inauguradas no Brasil e até no exterior, com a premiada loja de Calgary, apontada como uma das melhores cafeterias do Canadá, em pesquisas feitas com consumidores daquele país. “A alta procura por franquia, fez com que formatássemos o negócio nos moldes correspondentes da loja inicial, a partir daí fizemos a criação exclusiva do produto Café Du Centre de “taças desconstruídas” que, rapidamente, virou uma grande tendência em boa parte do país”, afirma Paula.
Cardápio original e inovador
Uma obsessão das irmãs empreendedoras é com a qualidade dos produtos e com a criação de novas opções no cardápio. As taças de sobremesa, que misturam diferentes tipos de ingredientes, ajudaram a dar identidade à marca e mostrar os diferenciais do Café Du Centre no mercado. Os cafés servidos com produtos variados, para todos os gostos, tornam o menu do Café Du Centre peculiar e uma experiência gastronômica por sabores e aromas inconfundíveis. Sorvetes, doces, frutas e bebidas se harmonizam numa apresentação perfeita que revolucionou o mercado e as receitas criadas pela marca foram copiadas por quase todas as redes de cafeterias no Brasil. “Logo quando inauguramos o Café, trouxemos um novo conceito de cafeterias aqui no Brasil, e passamos a criar produtos com receitas exclusivas e desde então diversas cafeterias e docerias vem nos copiando. Hoje outras redes de franquia, utilizam os nossos produtos para divulgação e os colocam em seus cardápios, claro que, modificando uma coisa ou outra na receita”, relata Bruna.
O carro-chefe e taça mais consumida na rede é a Du Centre, feita com brigadeiro de leite ninho, Nutella, sorvete, morangos e chocolate Kinder Bueno. Um produto exclusivo do Café Du Centre que não só foi copiado, como se tornou destaque no cardápio de uma rede de franquias concorrente. Entre as criações recentes copiadas pela concorrência estão o Chocotudo, um chocolate quente, com chantilly, Kinder ovo, chocolate branco e chocolate ao leite picado em cima do chantilly, e o Croissant com três chocolates: chocolate branco, chocolate meio amargo, chocolate ao leite com Raffaello e Ferrero Rocher. Os croissants recheados também foram uma novidade trazida pela marca para o mercado de cafeterias. O produto típico dos cafés parisienses surge em versões com recheios salgados e agridoces, em que presuntos e queijos realçam o paladar.
“Foi curioso observar que um dos nossos concorrentes, que sequer trabalhava com a venda de croissant, em menos de uma semana já oferecia nas suas lojas um produto exatamente igual ao que criamos”, ressalta Paula antes de enumerar outros produtos criados pelo Café Du Centre que foram plagiados pela concorrência. “Produtos como Fantastique Cookies e o Café Paçoquinha, são constantemente copiados por outras cafeterias do mesmo segmento que o nosso. Isso é o que podemos chamar de plágio culinário, apesar de nos chatearmos com isso, não deixa de ser um reconhecimento com a qualidade do que produzimos”, completa.
Expansão mira capitais no Brasil e no exterior
A retomada do movimento nas cafeterias, a partir da flexibilização das regras sanitárias, permitiu que houvesse uma volta gradual e surpreendente dos negócios. Todos os contratos com os franqueados foram renovados e há franquias que estão até mudando para espaços maiores e oferecendo mais comodidade para o cliente, como é o caso de Curitiba que vai dispor até de estacionamento por causa da grande demanda.
Esse ano devem ser inauguradas pelo menos 4 novas lojas no Brasil e até no Exterior. “As negociações para a abertura de uma franquia em Londres já estão adiantadas e o processo se encontra na fase de legalização junto às autoridades britânicas”, destaca Paula.
Os números do negócio também são atrativos para o projeto de expansão com uma margem de lucro que chama a atenção dos investidores do mercado. “Nós temos algumas lojas que chegam a faturar R$ 180 mil/mês, com um lucro líquido em torno de 30%. É uma taxa de liquidez que comprova a robustez do negócio e as possibilidades que ele oferece”, finaliza Bruna.