Divino Fogão movimenta economia de Belo Horizonte (MG) com restaurante no Shopping Estação BH

Inauguração foi realizada em 14 de abril e operação abriu 17 postos de trabalho

De família de empreendedores, David Medeiros seguiu, a princípio, por outro caminho profissional, fazendo carreira como representante comercial no setor da indústria. A veia empreendedora só despertou após ter contato próximo com um negócio do segmento de Food Service administrado por sua esposa, Érica Timponi. Desde 2018 auxiliando na administração do Divino Fogão do BH Shopping, o administrador de empresas partiu para um novo desafio: ser 100% responsável por um restaurante da marca, que conta com 196 unidades em todo território nacional. A decisão se concretizou em 14 de abril, quando foi inaugurada a operação localizada no Shopping Estação BH.

“O desejo de ter o próprio negócio surgiu um pouco antes da pandemia. Porém, com o fechamento do comércio em 2020, que pegou todo mundo desprevenido, tive que adiar um pouco o investimento que faria em um dos dois pontos que estava em meus planos. Com o retorno gradual das atividades em Belo Horizonte, consegui reassumir o projeto de abrir uma nova loja do Divino Fogão na cidade. Com o nascimento da minha filha e a licença maternidade da minha esposa, consegui sentir na pele como é administrar um restaurante da rede de forma independente. Ali, definitivamente, percebi que sempre carreguei uma veia empreendedora latente”, confessa David.

Com 35m², a operação fica localizada na praça de alimentação do shopping que liga metrô e ônibus na capital mineira. O restaurante conta com o famoso buffet da marca, que é composto por, em média, 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, todos feitos na hora, e vários tipos de sobremesas. Para oferecer um serviço de qualidade e eficiente, o franqueado da nova unidade abriu 17 postos de trabalho.

“Já selecionamos diversos profissionais que, inclusive, passaram por treinamento em São Paulo junto com a equipe da franqueadora, e outros na unidade do BH Shopping, que é administrada somente pela minha esposa atualmente. Estou empolgado com a inauguração e já penso em ampliar o investimento com uma terceira loja a médio prazo. O Divino Fogão nos dá muita segurança, assessoramento em diferentes áreas, suporte e conhecimento para que tudo seja um sucesso”, comenta o empresário.

Segmento de franquias mineiro está aquecido

O mercado de franquias consolidou sua curva de recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. É o que mostra o balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%, chegando ao patamar semelhante ao de 2019, que foi de R$ 186,755 bilhões. No 4º trimestre de 2021, cuja comparação já se deu com um período menos impactado pela pandemia, o crescimento foi de 5%, alcançando R$ 56,6 bilhões, 3,1% acima do mesmo período de 2019. O setor registrou ainda expansões expressivas em número de unidades, redes de franquia e empregos diretos, o que corrobora uma recuperação mais robusta.

No Estado de Minas Gerais, o cenário é ainda melhor. Segundo a pesquisa, o setor faturou R$ 14,5 bilhões em 2021, um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. Já em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 15,3%, com 15.807 operações.

Para a diretora da Regional Minas Gerais, Danyelle Van Stratem, o mercado de franquias mineiro confirmou ser resiliente, forte e se adaptou rapidamente. De acordo com a executiva, “Minas é do tamanho de muitos países da Europa e é uma potência de franquias com força nos mais variados negócios”, finaliza.