Em 2021, a Sucos S/A, franquia de alimentação saudável que oferece em seu cardápio uma variedade de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais e tapiocas, faturou R$ 5 milhões. O dobro em relação a 2020, e a explicação vai além da pandemia: a chegada das saladas no menu e o crescimento do delivery na rede.
A Sucos S/A foi fundada em 2009 pelo casal Gustavo e Suzana Dinamarco. Na época, o negócio era um quiosque de sucos naturais no centro comercial de Araçatuba (SP). Em 2018, no entanto, veio a mudança no cardápio: a entrada das saladas – primeiro na unidade de Contagem, que estava sendo inaugurada.
“Foi um sucesso. A partir dali, passamos a nos posicionar como um restaurante de alimentação saudável. Agora, disponibilizamos todo tipo de refeição, com o mesmo padrão de qualidade, focando em saúde e em preços acessíveis”, comenta Gustavo.
Então, em 2020, veio a pandemia. O delivery, que antes era pouco utilizado, ganhou força e hoje representa 20% do faturamento da rede.
Atualmente, a rede conta com 11 lojas em funcionamento, e outras três em implantação. Até o fim do ano, a projeção é chegar a dez inaugurações no total, expandindo para outras regiões de São Paulo, além do Paraná e Rio de Janeiro.
“Temos muita oportunidade de expansão em praças de alimentação, principalmente após a pandemia, quando saúde e bem-estar virou uma preocupação ainda maior das pessoas”, comenta Suzana.
Com o retorno gradual da vida normal, o segmento de alimentação no franchising voltou a crescer. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o foodservice subiu 5,2% em relação ao ano anterior.
Para adquirir uma franquia da Sucos S/A, o investimento é a partir de R$ 110 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 22 e 30 meses, dependendo do modelo escolhido.