Há 31 anos, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) realiza a premiação que contempla marcas de todo o Brasil com o Selo de Excelência em Franchising, em diferentes categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A divisão é feita de acordo com requisitos mínimos que levam em consideração o número de franqueados da rede, o número de unidades franqueadas e o tempo de atuação no mercado. A 5àsec foi chancelada pela 17ª vez e, neste ano, recebe a conquista pela categoria Mega, reiterando a força da marca como a maior lavanderia do Brasil, com mais de 500 pontos de venda em todo o território nacional. O selo visa reconhecer o fortalecimento da relação franqueador – franqueado, exaltando ações próximas com parceiros de negócios, tendo como foco os indicadores de performance das unidades.
Comandada pelo presidente Fábio Roth, a rede francesa conquistou a chancela concedida às marcas com mais de 15 anos no mercado, mais de 100 franqueados e mais de 200 unidades franqueadas. Em 2022, marcas de diferentes segmentos dentro do mercado de franquias receberam o selo. Este reconhecimento é de suma importância na gestão das redes, já que a Pesquisa do SEF 2022 indica que os maiores índices de satisfação dos franqueados com as respectivas empresas franqueadoras estão relacionados à expectativa e efetivação do plano de negócios traçado.
“É gratificante recebermos por mais um ano o Selo de Excelência da ABF, novamente na categoria Mega, que conta com as maiores redes de franquias do Brasil, graças ao nosso crescimento e evolução contínua, registrado durante os últimos 12 meses. Essa conquista tem um significado especial, pois os dois últimos anos foram de grandes desafios no mercado brasileiro, devido à chegada da pandemia no País. Dessa forma, reiteramos a importância do trabalho desenvolvido entre franqueadora e franqueados, que são os grandes responsáveis pelo sucesso da marca. Todo o planejamento estratégico e as ações realizadas atendem as necessidades específicas da rede, na operação, produtividade e início de novos mercados. Buscamos inovar constantemente, além de aprimorar as melhores práticas em produtos e serviços para atender consumidores e franqueados com alto grau de excelência. Isso mostra uma sinergia maior da marca, que visa proporcionar praticidade, comodidade, rapidez, modernidade e satisfação aos clientes, além de uma relação duradoura e transparente com os franqueados”, revela Roth.
A 5àsec chegou ao Brasil em 1994 e tem 27 anos de atuação no País, trabalhando para garantir um sistema de limpeza de qualidade para todos os clientes. A primeira loja foi aberta em 1968, em Marselha, na França, mas a marca está presente em mais de 30 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 502 unidades em operação. A 5àsec oferece diferentes modelos de negócios para cada perfil de investidor, como loja padrão, loja Satélite, Express, Autosserviço, HUB e lockers, sendo que este formato está disponível apenas para quem já atua na rede. O investimento inicial para abrir uma franquia parte de R$ 95 mil, exceto para o modelo de virada de bandeira. Para quem se tornar um franqueado, o faturamento médio mensal é de R$ 45 mil, com taxa de lucratividade de 20% e prazo de retorno do investimento de 36 meses.