Já se passaram dois anos desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia de Coronavírus. Desde então, tivemos que nos reinventar: isolamento, distanciamento social, máscara, álcool em gel… Mas com a chegada das vacinas e a redução da média de casos, já conseguimos vislumbrar uma vida pós-pandêmica. Diversos setores da economia sentem que o pior ficou para trás — incluindo o mercado fitness. Além do cuidado com a saúde física e mental, tem muita gente querendo perder os quilinhos a mais após esse tempo parado em casa e socializar com aulas em grupo depois desse amplo período sem fazer novas amizades.
Marcos Minchiotti, CEO da Spider Kick, vê essa retomada diretamente nos números de alunos que participam das aulas nos studios de condicionamento físico. “A Spider abriu as portas em agosto de 2021 e em 5 meses operando, atendemos 2 mil pessoas. Agora em 2022, com apenas 2 meses, ou seja, menos da metade do tempo de operação em relação ao ano passado, já temos um número praticamente igual, com projeção de atendermos muito mais”, comenta. Hoje, a Spider conta com mais de 4 mil alunos em 12 studios, nas cidades de São Paulo e Curitiba. A projeção é que até o final do ano, sejam 30 mil alunos atendidos.
O treino, que conta com três estações de atividades, como agachamento, Muay Thai e exercícios com corda naval e halteres, promove alto gasto calórico sem desrespeitar o condicionamento de cada um — o grande diferencial é a gamificação, que permite o acompanhamento da frequência cardíaca dos alunos durante os 45 minutos de aula, e a partir do esforço que cada participante faz, exibe um ranking com a posição e as conquistas individuais, estimulando que eles deem o melhor de si em uma espécie de competição saudável. “Isso dá ainda mais dinamismo para o treino, mantendo o aluno entusiasmado, diferente daquelas aulas onde todo dia há as mesmas repetições. Na Spider, nenhum treino é igual ao outro”, diz Marcos.
A marca faz parte do portfólio do Grupo Ultra, holding especializada em franquias de Academias e Studios Fitness, e foi inspirada nos exercícios que Anderson ‘Spider’ Silva, ex-Campeão Peso Médio do UFC, fazia para se preparar para os combates. O atleta é, inclusive, sócio da franquia, tendo idealizado o studio em conjunto com Fernando Nero, CEO do Grupo. Além da Spider, o Grupo possui em seu portólio outras marcas que vão desde academia completa no estilo “big gym” até studios de HIIT, bike, personal, pilates, yoga e ballet fitness.
No caso da Academia Ultra, a retomada também é refletida nos números. “Encerramos 2021 com 30 mil alunos ativos, agora em fevereiro desse ano já são mais 56 mil alunos ativos, um crescimento de quase 80%. Nossa expectativa é ter 150 mil alunos até o final de 2022”, relata Marcos. Contabilizando as horas a mais que passamos em frente à TV ou ao computador durante os últimos dois anos, o empresário acredita em uma “corrida” às academias. “As pessoas estão cansadas de ficar em casa só vendo a balança subir, a imunidade baixar e as doenças aparecerem. A procura por atividade física vai continuar crescendo à medida que todos forem se sentindo mais seguros para frequentar outros ambientes”, conclui Marcos.