Seja branco, ao leite ou intenso, o chocolate caiu nas graças dos brasileiros. Se antes a categoria era conhecida por um consumo representativo fora do lar (42% em valor), de janeiro a setembro de 2021, a penetração foi de 58%, considerando o consumo dentro de casa, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Em consequência desse fato, ao todo, a indústria de chocolate produziu mais de 511 mil toneladas no mesmo período.
Esse cenário positivo resulta em novas oportunidades de negócios e, por esse motivo, o mercado de franquias desse segmento se mostra cada vez mais atrativo. E quando o assunto é franquia de chocolate é inevitável não pensar na Cacau Show, rede de chocolates finos, pois a marca está entre as opções mais procuradas pelos empreendedores. Atualmente, são mais de 2.800 pontos de vendas nos principais shoppings, avenidas e ruas comerciais do país.
Para o gerente de expansão da Cacau Show, Arlan Roque, avaliar o know-how é essencial para o sucesso do negócio. “Sem dúvidas, isso traz segurança aos candidatos, pois os riscos da franquia são minimizados, uma vez que o modelo foi testado anteriormente. Além disso, oferecemos o suporte necessário para os empreendedores”, afirma.
Outro ponto que deve ser avaliado pelo empreendedor são as oportunidades de vendas durante a operação. Geralmente, a compra de chocolates é maior para presentear, em datas sazonais como Páscoa, Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, entretanto, o gosto pelo doce vai muito além dessas datas comemorativas. “O brasileiro está sempre em busca de novidades. Para atender essa demanda, temos uma área de inovação, que traz tendências de mercado para garantir que os clientes tenham uma experiência gastronômica única, o que resulta em ganhos financeiros para os franqueados”, pontua Roque.
Por fim, assim como em qualquer outro segmento, o empreendedor que opta por abrir uma franquia de chocolates precisará operar o negócio, ou seja, ele não será um mero espectador na rotina da loja, mas um elemento fundamental para o sucesso. Isso envolve relacionamento com os clientes, gestão de estoque, coordenar equipes, entre outras responsabilidades para manter a operação da unidade. Confira os modelos de franquias Cacau Show:
Loja Convencional: considerado o modelo mais tradicional da rede, essa modalidade de loja contempla todo o mix de produtos e é aplicada para unidades com faturamento estimado acima de R$ 1,2 milhão a.a.). Com investimento total a partir de R$ 196 mil, o valor contempla as instalações necessárias para o funcionamento da unidade e o primeiro pedido.
Quiosques: com modalidades Premium e Express os quiosques são implantados de acordo com o espaço disponível. A unidade poderá ofertar também serviços ao cliente, como: café, gelatos, fondue e sobremesas. O modelo é direcionado a shoppings, galerias de hipermercados, universidades, áreas comerciais de torres corporativas e terminais rodoviários ou metroviários. O investimento inicial é a partir de R$ 114 mil para o modelo Express (sem serviços) e a partir de R$ 161 mil para o modelo premium com serviços, nesses valores estão inclusos: taxa de adesão, instalações e primeiro pedido.
Loja Smart: este modelo foi desenvolvido para localidades onde o faturamento estimado é de até R$ 1,2 milhão a.a.). O modelo de operação smart contempla o mix completo de produtos, em destaque os serviços. O investimento inicial é a partir de R$ 143,5 mil, nesse valor contempla: taxa de adesão, instalações e primeiro pedido.
Loja Container: modelo recém-lançado pela Cacau Show, indicado para implantações nos locais como: estacionamentos de supermercados, home centers, calçadões, praças públicas, pátios de hospitais, universidades, postos de combustíveis, entre outros. O faturamento estimado para essa operação varia de R$ 500 mil a R$ 900 mil a.a e a previsão de retorno do investimento é a partir de 7 meses. O investimento inicial parte de R$ 64.900 mil para o modelo de 6 mts. O valor contempla taxa de adesão, primeiro pedido e instalações.