Segundo dados da SEBRAE e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres.
O levantamento mostra ainda que as brasileiras empreendem devido à necessidade de adquirir a independência financeira. Sendo revelado que 55% dessas mulheres decidiram iniciar seus próprios negócios para obterem também uma renda extra.
Uma brasileira que decidiu dar início ao seu próprio negócio foi Michelle Wadhy, fundadora da Fast Escova. A rede foi criada em 2018, quando Michelle e Márcia Queirós (sócia-proprietária), esboçaram uma loja dedicada às mulheres que valorizam o seu tempo e com conceito sem hora marcada.
Já em 2021, a Fast Escova teve recorde de atendimento, com mais de 4.780 clientes atendidas em um só dia, fechou os últimos dois meses do ano com 20 novas inaugurações, e conseguiu levantar 1.000 postos de trabalho, diretos e indiretos, com apenas três anos de franchising.
“Podemos afirmar que franquia é um modelo que não para de crescer. Um negócio testado, comprovado de certezas e minimiza riscos para quem quer investir. Nós apostamos no empreendedorismo feminino e na capacidade de gerenciamento das mulheres”, afirma a empreendedora Michelle Wadhy.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para este ano, as franquias vão obter um crescimento de 9% do faturamento, de 2% das redes, de 5% em unidades e também de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor.
Para a franqueada Ana Teresa Welerson, da unidade da Fast Escova da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, montar uma franquia é sempre um desafio, mas as vantagens sempre se sobrepõem às desvantagens. A unidade é liderada por Ana Teresa (sócia Administradora) e Bianca Cazaes (sócia investidora), que afirma que ter duas pessoas pensando estrategicamente, leva a empresa à excelência.
“Temos que lembrar sempre da importância de ter os papéis muito bem definidos como na nossa franquia, por exemplo. É o cuidado sempre de não haver vaidade e sempre colocar a empresa em primeiro lugar”, finaliza a administradora Ana.
O faturamento médio de um franqueado da Fast Escova depende do tamanho da loja e da quantidade de cadeiras, contudo, podendo chegar a R$180 mil ao mês.
Para os próximos meses a Fast Escova irá inaugurar unidades em Gama – Distrito Federal, Rio Branco – Acre, Boa Vista – Roraima, Castanhal – Pará, Santarém – Pará, Anália Franco – São Paulo, até abril serão 20 novas redes.