Cuidar da aparência faz parte da realidade de muitas mulheres no Brasil. Entre (muitos) outros, usar hidratantes, “fazer” as unhas, passar maquiagem e arrumar os cabelos são alguns dos cuidados básicos do cotidiano. Fora dele, existe uma extensa gama de serviços voltados à beleza e que são muito buscados também, como é o caso da extensão de cílios.
Conhecido ainda como alongamento de cílios, o procedimento consiste em colar fios sintéticos sobre cada cílio natural, com o objetivo de aumentar e alongar os cílios. Se antes, cílios longos e volumosos já faziam sucesso, atualmente, com o aperfeiçoamento dos recursos, o serviço se popularizou de vez no país – e, inclusive, vem crescendo no verão.
“Nessa época, muitas pessoas aproveitam para viajar para a praia, vão a clubes, alugam chácaras e espaços com piscina, e elas não querem se preocupar com o rímel e com as manchas marcadas por ele a cada mergulho. Aliás, as altas temperaturas por si só, por provocar o suor, acabam borrando a maquiagem, e isso se aplica novamente às máscaras de cílios. E, para sanar esses dilemas, muitas mulheres veem a extensão, como a melhor alternativa. Com certeza já ganhou o coração delas”, comenta Carina Arruda, CEO e co-fundadora da rede de franquia MyLash.
Para a empreendedora, a verdade é que a extensão dos cílios já virou hábito de consumo. Ela explica que, além de ressaltar o olhar, deixando os olhos marcantes e expressivos de forma permanente, a extensão proporciona, ainda, otimização na hora da maquiagem por dispensar uma produção diária. A durabilidade do produto pode chegar a 45 dias, mas é recomendado fazer uma manutenção mensal para deixá-los sempre bonitos.
Praticidade intensifica busca pelo serviço no verão
A empreendedora diz que o uso da máscara para proteção contra o Coronavírus, atraiu a atenção para os olhos, e essa causa, associada ao uso de filtros nas redes sociais, impulsionou a demanda pelo serviço. Contudo, a praticidade, diante das adversidades ocasionadas pelo “verão”, é o que vem motivando as mulheres a adotarem o uso da técnica.
“Com o procedimento, não há necessidade de curvex e o uso do rímel. Inclusive, neste último caso, é possível aposentar o produto por pelo menos um mês. Essa praticidade gera conforto à mulherada e, por isso, a busca vem crescendo. Elas podem mergulhar sem se preocupar, ou ainda, durante o expediente, saber que a make está ok. E, quando falamos sobre isso, não nos referimos apenas aos cuidados com a beleza, mas sim, a autoestima e bem-estar”, fala Carina.
Faturamento em alta
Tamanha vaidade vem mantendo o mercado de beleza e estética em ascensão aqui no país. Uma pesquisa da Euromonitor mostrou que o Brasil é o quarto maior mercado desse setor no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Japão.
A realidade permeia a MyLash. A franquia possui atualmente cerca de 30 unidades por todo o Brasil, e, segundo Carina, todas estão “bombando”. “Ainda mais nessa época do ano”, diz. No Brasil, o verão teve início em dezembro e terminará em março. De dezembro a fevereiro, a empresária revela que o faturamento da rede de franquia cresceu 43%, mas a expectativa é que esse número chegue a 50% até o fim de março.