A Petland&CO quer “turbinar” a expansão da sua rede em todo o País, com a conversão de bandeira de 150 pequenos pet shops, dos 213 afiliados, que usufruem dos benefícios do grupo, mas não usam a marca. Com dinheiro em caixa, vindo do Grupo Jereissati, a companhia vai financiar o retrofit da loja e a publicidade na vizinhança. Assim, será possível investir até R$ 250 mil por loja, chegando ao montante total de R$ 30 milhões.
Para democratizar esse processo de seleção, a campanha nacional “Petland me adota”, lançada exclusivamente pelo YouTube neste mês, vai dar a oportunidade a cinco donos de pet shops de marca independente de fazer parte da rede de franquia. No filme de 40 segundos, criado pela agência Brancozulu, os candidatos interessados falam de suas competências e por que merecem ser ‘adotados’ pela Petland.
“O processo seletivo é bem parecido com uma vaga de emprego, em que o empresário tem que preencher um formulário, além do envio de fotos e vídeo da loja, na página oficial da campanha”, explica Eduardo Bachur, Head de Marketing e Expansão da Petland. As inscrições serão aceitas entre os dias 15/02 a 15/04, e a divulgação dos contemplados será publicada via página da campanha, no prazo de até 90 dias, após o encerramento das inscrições.
Uma parte da verba de marketing vai custear a publicidade do pet shop selecionado em outdoor, TV, rádio e materiais promocionais. “O mercado pet está muito competitivo e o pequeno empresário não tem condições de ‘brigar’ com as grandes redes, por isso fazer parte de uma franquia traz muitas vantagens na gestão, principalmente na qualidade dos serviços oferecidos, e nos resultados financeiros”, afirma o CEO da Petland&CO, Rodrigo Albuquerque.
Atualmente com 133 lojas Petland, os planos de expansão da rede são de aumentar a conversão de bandeira de 10% para próximo de 50% este ano. “A experiência nos mostrou que quanto mais lojas numa região ou cidade, mais rápido é o fortalecimento da marca ”, diz o CEO.
Por isso, o grupo investiu em mais duas outras campanhas: “Boca a Boca”, direcionada à conversão em cidades-alvo do interior, e a “Pulo do Gato”, voltada a empreendedores interessados em abrir uma franquia pet. Ambas com veiculação pela TV Globosat, além do YouTube e mídias regionais.
Bastidores das campanhas
No processo de imersão e criação das três campanhas, que durou cerca de cinco meses, a equipe da Brancozulu foi a campo entrevistar os donos de pet shops e conhecer a rotina dos clientes da Petland.
“Chegamos à conclusão que o animal de estimação é quem ‘manda’ e, por isso, a mensagem que queremos passar é que a Petland é o pet shop fiel ao seu pet”, conta Glauco Ciasca, sócio e diretor de criação da agência.
Este posicionamento da marca é retratado nos filmes pelos próprios cães e gatos. No “Boca a Boca”, a mensagem principal é mostrar que o cão está satisfeito com o atendimento da Petland e faz a propaganda para os outros pets. Na cena, um cão leva o seu dono até uma loja da rede para escolher seus brinquedos e tomar banho. Essa campanha, com previsão de ser lançada em 45 dias, entre março e abril, também terá divulgação na TV aberta das lojas que converteram bandeira.
“Há sempre um pet shop próximo da casa do cliente, onde ele encontra tudo o que precisa em produtos, atendimento veterinário e serviços de banho e tosa que são realizados por groomers especializados. Este ambiente cria um laço emocional do pet e seu dono com a loja, por meio de uma experiência que valoriza o bem-estar do animal”, afirma Bachur.
Já no filme “Pulo do Gato”, um buldogue e uma gata interpretam empresários de sucesso que dão dicas de investimento para quem quer abrir um pet shop, apresentando as vantagens de pertencer a maior rede de franquias do Brasil.