Um treino que faz o aluno dar o seu melhor, dentro dos limites do próprio corpo. Assim são as aulas nos studios da Spider Kick: intensas, dinâmicas e para todos, inspiradas nos exercícios que Anderson ‘Spider’ Silva, ex-Campeão Peso Médio do UFC, fazia para se preparar para os combates. O atleta é, inclusive, sócio da franquia. Mas não pense que é um treino focado em luta. São 45 minutos de diferentes atividades que promovem alto gasto calórico e melhoram o condicionamento físico — um prato cheio para quem busca perder peso, aliviar o stress do dia-a-dia e cuidar da saúde.
São três estações de atividades – uma de agilidade, onde os exercícios são de agachamento, salto, simulação de golpes, pular corda, flexões e polichinelo, tudo com o peso do próprio corpo. Depois, vem a de Muay Thai, e por último, é o treino funcional, mesclando exercícios com apenas o peso do corpo e outros com utilização de acessórios como halteres, corda naval e wall ball – tudo isso para trabalhar o corpo inteiro, proporcionando fortalecimento muscular e aumento da massa magra.
Para quem não gosta de monotonia, todo dia ocorre uma aula diferente. “Isso dá ainda mais dinamismo para o treino, mantendo o aluno entusiasmado, diferente daquelas aulas onde todo dia há as mesmas repetições. Na Spider, nenhum treino é igual ao outra”, comenta Marcos Minchiotti, CEO da Spider Kick.
Monitoramento cardíaco
Outro destaque dos studios é a gamificação. Durante os 45 minutos, os alunos têm seus batimentos cardíacos monitorados — todos usam um frequencímetro e acompanham no monitor de uma TV a zona cardíaca em que estão. “O monitoramento começa na zona azul, que revela batimentos tranquilos. Depois vem a amarela, quando eles ficam um pouco mais elevados. Então chegamos à laranja, que é a frequência ideal e há a maior queima calórica. É aí que o jogo começa… A pontuação é baseada no tempo em que cada aluno se mantém na zona laranja, ou seja, quanto mais tempo na zona laranja, maior sua pontuação. É isso que torna a disputa justa com todos os participantes, independe da idade, condição física ou qualquer outra variável”, diz. No final da aula, essa TV exibe o ranking, além de trazer escudos e highlights dos sucessos e conquistas dos participantes, como quantidade de calorias perdidas — eles chegam a gastar de 700, a 900 calorias por aula.
Com sucesso de público, a primeira Spider Kick foi inaugurada no começo de 2021 e conta atualmente com 12 unidades em funcionamento no Brasil: 8 no Estado de São Paulo — incluindo interior, baixada santista e região do ABC; e 3 unidades em Curitiba, no Paraná. A marca faz parte do portfólio do Grupo Ultra, holding especializada em franquias de Academias e Studios Fitness, e foi idealizada em conjunto com Fernando Nero, CEO do Grupo. “A Spider Kick é um dos nossos carros-chefes, pois acreditamos muito no potencial de crescimento da marca e na expertise do Anderson Silva para garantir um serviço da maior qualidade possível – nada melhor do que um dos melhores lutadores da história do MMA para desenvolver um treino seguro, envolvente e altamente eficaz para nossos clientes”, comenta Nero.
Crescimento no setor de franquias
“Outro motivo para a popularidade da Spider Kick é o valor de investimento inicial relativamente baixo se comparado aos demais concorrentes, e a facilidade de implantação da unidade, visto que não necessita de uma área tão grande para operar”, explica Nero. O investimento inicial do studio é estimado em R$ 300 mil e área de 250 a 300 metros, se mostra uma boa opção para qualquer tipo de investidor – desde o pequeno empresário que possui pouco recurso financeiro até investidores profissionais. Entre as academias que já estão operando e as que estão para abrir, o investimento total é de R$ 25 milhões e o faturamento estimado de R$ 75 milhões.