Em meio à pandemia de Covid-19, muitas pessoas se retraíram ao pensar em investir seu dinheiro em um negócio, no entanto, Karla Diebe, estudante de medicina veterinária de 25 anos, viu a oportunidade perfeita. Ela enxergou a possibilidade de desenvolver um negócio de baixo custo, com o objetivo de acumular fundos para montar sua própria clínica veterinária. Assim, nasceu em São Paulo (SP) a Foccus Cegonhas, primeira franquia especializada no transporte de carros e motocicletas do país.
Apesar de ter sido criada em março de 2020, na mesma época em que a Covid-19 chegou ao Brasil, Karla não viu a situação como um impeditivo para o crescimento de seu negócio. Muito pelo contrário. “Aproveitamos esse momento para comprar veículos. As importadoras queriam renovar seus estoques e o mercado estava aquecido. Foi a melhor oportunidade que poderíamos ter para investir”, avalia Diebe.
Ainda em julho de 2020, surgiu a ideia de transformar o negócio em franquias, já que motoristas e clientes começaram a aparecer. Com isso, a empreendedora viu a necessidade de ter um ponto de contato mais próximo em cada região. O novo modelo adotado foi sendo aperfeiçoado ao longo do ano e iniciou no franchising em março de 2021, um ano depois da sua criação. Hoje, a empresa já conta com 14 unidades e possui duas novas praças a serem inauguradas em Maceió (AL) e Cascavel (CE). Até o final deste ano, a Foccus almeja inaugurar mais 10 unidades. Estabelecer novos pontos por meio da internacionalização pela América do Sul também está nos planos da marca, que, em seu primeiro ano de atuação, faturou de R$ 1,5 milhão, e chegou em 2021 aos R$ 6,3 milhões.
O negócio que induziu Karla a empreender, além de gerar boas perspectivas de crescimento, requer um capital financeiro de baixo investimento. Após adquirir o negócio, o franqueado pode atuar por meio de dois modelos. No Home Based, ele opera em casa e cuida de toda a parte comercial, o investimento inicial é a partir de R$ 54,7 mil. Já no modelo Base, o empreendedor também dá apoio à logística, contribuindo com vistoria, armazenamento de veículo e prestadores de guincho; o seu investimento gira em torno de R$ 87,7 mil. Nos dias atuais, a marca contabiliza 12 unidades comercializadas, sendo oito home based.
Além disso, a Foccus Cegonhas disponibiliza em seu modelo de negócios a possibilidade de motoristas de caminhão-cegonha se cadastrarem na plataforma da empresa e receber demandas de transporte de veículos. Dessa forma, ficam ao dispor bases para que os caminhões possam ficar estacionados, receber os clientes pessoalmente e passar por fiscalizações. Atualmente, são 1.500 motoristas cadastrados na plataforma e a marca está para lançar um aplicativo que funcionará como um “uber do caminhão-cegonha”.
– Criamos um software próprio completo de gestão para que os empreendedores possam falar diretamente com o cliente final. Na Foccus, o franqueado cuida da parte comercial como um todo, incluindo a captação e fechamento de contratos – conclui Dieber.