Lumiar Educação usa tecnologia e diversidade como alavancas de ensino

Instituição busca inovar através das trocas de experiência entre seus estudantes, dos projetos do Instituto Lumiar e da plataforma Mosaico

Cada vez mais torna-se necessário proporcionar um ambiente escolar em que a diversidade, em suas mais variadas nuances, exerça um papel de protagonismo, de modo a oportunizar entre estudantes trocas que potencializem a construção de seus saberes. É nisto, aliado à tecnologia, que a Lumiar Educação ancora sua proposta de valor, que deixa um legado e se consolida como referência em educação.

Na prática, por exemplo, um jovem de uma escola Lumiar em Porto Alegre pode falar sobre preservação ambiental com uma estudante da Lumiar na Inglaterra e ainda convidar uma turma da escola de São Paulo para a discussão — sem a necessidade de estarem fisicamente juntos. Tudo através da tecnologia proprietária, desenvolvida e aplicada desde 2015.

“Conectar pessoas de culturas, regiões e contextos diferentes faz com que nossos estudantes ‘furem bolhas’, ampliem seus horizontes e conheçam mais a fundo o mundo diverso e a sociedade plural em que vivemos. Muitas famílias que nos procuram vivem uma realidade de transformação digital nos seus trabalhos e entendem que esse olhar diverso apoiado na tecnologia ajuda os filhos a se tornarem cidadãos ainda mais conscientes e ávidos por conhecimento”, explica Lucas Mendes, CEO da Lumiar.

Os resultados práticos desta experiência inovadora chamam a atenção: há uma significativa maximização do potencial individual, uma melhora da capacidade de adaptação e um aumento das oportunidades de aprendizagem. Além dos estudantes, as famílias também estão bem satisfeitas, como aponta a última pesquisa de NPS (métrica utilizada para medir o grau de satisfação e de lealdade dos clientes) feita na unidade de Pinheiros, cujo resultado foi maior que 80.

Já vivenciaram a metodologia Lumiar e utilizaram sua plataforma própria, o Mosaico, 17 instituições de ensino em quatro continentes do mundo, incluindo escolas próprias privadas e instituições públicas. As parcerias com escolas públicas, desenvolvidas pelo Instituto Lumiar, braço social da Lumiar Educação, permitiram proporcionar uma experiência única de ensino-aprendizagem, promovendo maior interação entre estudantes e respeitando as particularidades de cada escola e de sua região.

Através de seu Instituto, a Lumiar proporciona que estudantes de contextos menos privilegiados também tenham acesso a sua metodologia e tecnologia, ajudando a transformar a educação em escolas públicas. “Contribuir para um mundo mais justo, plural e sustentável faz parte da missão da Lumiar desde sua fundação em 2003. Oferecer jornadas de aprendizagem nas quais os estudantes são protagonistas aumenta seu interesse e oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências complementares e necessárias para a utilização dos conteúdos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, explica Raphael Ozawa, CEO do Mosaico.

Com a abertura da Lumiar Morumbi – segunda unidade própria na capital paulista que também oferecerá ensino bilíngue e integral -, a Lumiar já planeja viabilizar um projeto que possa se conectar com as crianças da comunidade de Paraisópolis, vizinha. “As famílias valorizam muito esse aspecto inclusivo da escola e valorizar a cultura local também faz parte do nosso DNA”, conta Mendes. Ao todo, a Lumiar investiu R$5 milhões na nova unidade e a expectativa é de matricular até 200 estudantes ao longo de seu primeiro ano de funcionamento.