Muitas tendências do segmento de beleza ficaram represadas para o ano de 2022 devido à pandemia do novo coronavírus. A necessidade de se manter o distanciamento social e a consequente permanência das pessoas em casa, trabalhando em home office, provocou uma mudança de comportamento.
Além disso, o “novo normal” também serviu como motivador para muitas pessoas que já desejavam realizar procedimentos estéticos mas se preocupavam com um eventual longo tempo de recuperação, a colocar em prática seus planos e ficar em casa se recuperando, uma vez que agora era possível passar por esse período e continuar trabalhando, do conforto do lar, sem comprometer a rotina.
Essas foram algumas das principais razões do crescimento das franquias do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Segundo a ABF, esse segmento faturou mais de R$ 9,7 bilhões no terceiro trimestre de 2021, o que representa um crescimento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2020. Esse índice é 19,8% maior frente a igual período do ano de 2019, antes da pandemia.
Nessa esteira, redes ligadas ao segmento apresentaram crescimento, como é o caso da marca Royal Face, rede de franquias especializada em harmonização facial que encerrou 2021 com 159 unidades inauguradas, num total de mais de 252 comercializadas. A meta do faturamento anual foi superada, fechando em R$ 150 milhões, com geração de 800 empregos diretos e 4 mil indiretos. Esses números positivos representam um aumento de 270% na receita frente a 2020.
Para esse ano de 2022, a Royal Face pretende chegar a 350 unidades comercializadas, sendo destas 300 inauguradas, com o crescimento orgânico em torno de 211% em faturamento, chegando a mais de R$ 300 milhões em receita. Para isso, a Royal Face planeja investir mais de R$ 35 milhões, gerando mais de 1.500 empregos diretos e cerca de 5.000 indiretos em todo o País.
O diretor de Expansão, Mauri Torres acredita que a procura e abertura das novas unidades se devem ao momento de retomada dos negócios. “Mesmo em um ano com tantos obstáculos, nós nos unimos, superamos, investimos em infraestrutura e estamos otimistas para o ano de 2022, devido aos numeros da economia de todo o país. O período de enfrentamento da pandemia foi uma oportunidade aos nossos interessados para realizar um investimento em um negócio de sucesso e de muito aprendizado para a rede.”, diz o diretor.
Segundo dados do Google, a procura por harmonização facial aumentou 250% e 80% o interesse por Botox (toxina botulínica) no rosto durante a pandemia. Um dos procedimentos mais solicitados na Royal Face em 2021 foram os Fios de Sustentação. Esses dados reforçam o fato de que por estar em casa, onde é possível fazer repouso e, em paralelo, tocar as atividades profissionais, muitas pessoas interessadas correram às clínicas de estética e aos consultórios odontológicos para passarem por esses procedimentos.
De acordo com a diretora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar da ABF, Danyelle Van Straten, o segmento foi beneficiado pela mudança de comportamento das pessoas. “O desejo de estar bem consigo cresceu. Além da demanda reprimida, houve uma aceleração digital, que levou muitas marcas ao e-commerce. Sentir-se bem depois de tantos acontecimentos ruins, é se sentir vivo. Os novos modelos de negócios mais acessíveis estão seduzindo muitos empreendedores a migrar para o franchising. Em tempos de tantas mudanças, fazer parte de uma rede é um grande diferencial, é a força do ‘grande’ agindo localmente”, completa.