A área de tecnologia é recheada de atrativos para quem busca investir no setor, como no caso das franquias do segmento que, para muitos profissionais, além de gerar oportunidade de iniciar o próprio negócio e conquistar independência financeira, também pode ajudar na captação de novos clientes para quem já tem seu negócio.
Com a chegada da pandemia de Covid-19, o comércio eletrônico, que já estava em evidência, ganhou ainda mais força acelerando o ritmo de inovação e dando suporte para empresas. Com potencial para dar agilidade, a tecnologia foi o meio de apoio encontrado para ter mais segurança e rentabilidade no mundo dos negócios.
“Quando falamos em tecnologia, abrangemos um mercado que segue tendências e que gera oportunidades e longevidade de negócio, ou seja, a vida útil de mercados de tecnologia é grande. Estamos em constante evolução e a oportunidade de oferecer tecnologia às pessoas é uma forma de levar soluções para problemas diários, é através dela que conseguimos resolver as mais variadas queixas”, explica Victor Ruiz, diretor comercial da rede Gigatron Franchising, especializada no desenvolvimento de softwares para varejo.
Perspectiva do mercado tecnológico
Conforme dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias de tecnologia que fazem parte do segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos registraram um faturamento de R$ 1,360 milhões ao longo do primeiro semestre de 2021.
Segundo estudo realizado pela ABES (Associação Brasileiras das Empresas de Software) sobre o “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021” com dados do IDC Brazil Semiannual Software Tracker, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9%. Números considerados no mercado de software, hardware e serviços, assim como as exportações do segmento.
“Houve uma aceleração no mercado de tecnologia, as pessoas estão se preocupando mais ter recursos para acessar dados e fatos da sua empresa, o que possibilita uma visão mais ampla quando se trata de expansão e busca por indicadores de setores que precisam ser reajustados, além de um melhor preparo para vendas on-line e principalmente captar novos consumidores”, diz Victor Ruiz sobre análise do cenário.
A ascensão da tecnologia na linha de negócios se deu com a constante busca por soluções, segurança e eficiência, tanto interna como em termos de relacionamento com o cliente. A criação de condições mais favoráveis resultou no movimento positivo para os provedores de softwares, por exemplo, que, ainda segundo dados do IDC Brasil, alcançou uma receita de US$ 8.15 bilhões em 2020.
Franquias de softwares e serviços financeiros potencializam negócios
Especializada em desenvolvimento de software, a rede de franquias Gigatron desenvolve seus serviços de sistema com intuito de gerar eficiência e agilidade à rotina organizacional e performance da empresa, seja ela de porte reduzido ou amplo. Como por exemplo, o GigaERP, sistema com foco principal no varejo. Esse sistema foi desenvolvido para empresas que buscam realizar a gestão do seu negócio através de controles que atendam todas as necessidades, desde controle e cadastro de clientes, frente de caixa, controle bancário, fiscal e de estoque até a atualização de acordo com todas as leis fiscais municipais, estaduais e federais.
A eficiência da automação de demandas, antes feitas manualmente, conquistou de vez os investidores propagando ainda mais as plataformas no mundo dos negócios, até mesmo as já consolidadas como o próprio ERP.
Em constante ritmo de melhoria tanto na estrutura quanto nos serviços oferecidos pelo mercado de ferramentas tecnológicas, a adoção de sistemas de Planejamento dos Recursos de Empresa transformou a rotina do trabalho engessado em ganho de produtividade. Unificando essas informações é possível facilitar o fluxo de trabalho utilizando, por exemplo, o Dot Bank ERP, primeiro banco digital voltado para empresas com alto volume de emissão de boletos bancários, direcionado à empresas que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento. A plataforma tem foco em pagamentos, recebimentos, conciliação e automação de finanças com integrações em software de gestão.
Atendendo às necessidades do departamento financeiro, o Dot Bank junto ao ERP torna-se um centralizador do fluxo de trabalho, alinha e potencializa ainda mais os resultados de ganho de produtividade dos negócios.
Como ganhar dinheiro com franquias de tecnologia – Possibilidades de investimento
Há inúmeras possibilidades de se investir em franquias de tecnologia que permitem que o empreendedor escolha em qual área investir e como quer trabalhar. Para quem pretende ganhar dinheiro com este mercado, há opções de franquias de baixo investimento e trabalho home office como é o caso da Gigatron Franchising.
A marca especializada na criação e venda de software para gestão oferece dois modelos de negócio: home office e loja física. O valor de Investimento inicial é a partir de R$ 10.500, com estimativa para o retorno de investimento de 1 a 12 meses. Já o modelo home office, no Plano Habitacional, modalidade para cidades de até 100 mil habitantes, tem investimento inicial a partir de R$ 2.500, contando com o suporte e a vasta experiência da rede, uma boa opção para quem está abrindo seu primeiro negócio.
A rede possui extenso leque de soluções em softwares que auxiliam os empresários em ações cotidianas de seus empreendimentos, como logística, controle de estoque, emissão de notas fiscais, entre outros. Serviços esses que podem proporcionar uma renda recorrente ao franqueado.
Outra modalidade é o DotBank, primeiro banco digital operando como franquia no Brasil, foi desenvolvido com o intuito de facilitar e entregar performance às empresas do comércio e varejo. Oferecendo soluções tecnológicas para performar os serviços financeiros do dia a dia, a rede reformulou o negócio e agora atua com dois formatos de baixo valor, o Premium e Light.
O Premium é um modelo formulado para quem quer ter o próprio negócio e ter flexibilidade nas negociações fazendo dele sua fonte de renda principal. O modelo solicita investimento inicial de R$ 21 mil, no qual R$ 20 mil de taxa de franquia, mais a partir de R$ 500 de capital de giro e R$ 500 de taxa para instalação, com retorno de investimento de 3 a 12 meses. Para os empreendedores interessados nesse modelo de negócio, a franqueadora oferece algumas facilidades para inserir no mercado, como uma entrada no valor de R$ 1 mil, com período de carência de 12 meses, mais 48 parcelas de R$ 500 cada.
Já o Light, foi desenvolvido para atuar em conjunto na carteira profissional existente, para o franqueado que já possua outros negócios e que queira agregar valor nas atividades prestadas. O formato deste modelo tem foco em vendas, mas ao aplicar o treinamento inicial junto ao cliente, a franquia recebe por isso.
Neste modelo, o atendimento para os softwares principais (ERP e Loja Virtual) é fornecido pelo suporte da franqueadora, assim como nos demais produtos, o cliente deve contratar o franqueado para sanar as dúvidas. Os produtos têm valores pré determinados e a franquia recebe comissionamento mais uma parte da recorrência sobre as vendas, e bonificação ao atingir as metas. O investimento inicial de R$ 2.100 (taxa de franquia é de um salário mínimo + capital de giro a partir de R$ 500, assim como a taxa de instalação que também é a partir de R$ 500) e de acordo com o desempenho do franqueado ele consegue recuperar o dinheiro.
Os dois modelos permitem dupla jornada de trabalho, trabalhando home office é possível o franqueado trabalhar com a franquia como uma renda extra. Já sobre o faturamento, é relativo a performance de cada franqueado.
Renda recorrente para os negócios
A tendência do faturamento para pessoas que almejam investir em um negócio próprio vem da escolha consciente nos negócios, vale a pena buscar uma alternativa que ofereça uma receita recorrente. Assim, a escolha do modelo de negócio pode trazer maior segurança para o franqueado.
O mercado de franquias oferece características que podem ajudar nas decisões na hora de fechar um negócio, como por exemplo, o retorno, um pilar importante nos modelos de negócio do segmento que possibilita que o franqueado receba uma mensalidade para oferecer o produto/serviço aos clientes.
“Dentro da nossa mecânica de treinamento, o franqueado recebe orientações sobre o processo de cobrança no modelo recorrente, onde o cliente final contrata um software e paga uma mensalidade para utilizar a solução. Dentro dessa mensalidade está incluso o suporte remoto/presencial, atualizações, melhorias e para alguns casos uma consultoria sobre gestão”, explica o diretor comercial.
Outra possibilidade da Gigatron Franchising é a escala, na qual o produto pode ser instalado em qualquer lugar do Brasil facilitando a conexão e o relacionamento sem precisar ter uma pessoa presencialmente com o cliente, ou seja, o negócio tem uma grande possibilidade de retorno rápido, pois consegue ter receita recorrente e escala.