Planos para 2022: É possível abrir o próprio negócio investindo a partir de R$ 15 mil

Vantajoso, o setor de franquias oferece um leque de opções de redes dos mais variados segmentos e valores de investimento

Com a volta gradual das atividades econômicas e da vida social, o mercado de franquias conseguiu manter no terceiro trimestre de 2021, sua trajetória de recuperação registrada nos trimestres anteriores, agora de maneira mais estável e até superando levemente o desempenho do mesmo período de 2019. É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Dado o desempenho mais forte nos últimos trimestres, a Entidade projeta para o fechamento de 2021, um crescimento de 9% no faturamento geral do setor (em janeiro de 2021 era de 8%) e um crescimento de 4% no número de redes (em janeiro de 2021 era de 2%). Para o número de unidades e empregos foi mantida a projeção de 5%.

Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 3º tri de 2019 foi de R$ 47,203 bilhões, passou a R$ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,385 bilhões de julho a setembro deste ano. A variação foi de -6,9% de 2019 para 2020 e de +7,8% para 2021. Do 3º tri de 2019 para o 3º de 2021, houve um crescimento de 0,4%.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, a pesquisa mostra que o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 8,4% em sua receita, com um avanço de R$ 168,177 bilhões para R$ 182,381 bilhões – próximo aos R$ 182,657 bilhões registrados em 2019. De acordo com a pesquisa, o setor totalizou 1.388.560 trabalhadores diretos nos meses de julho, agosto e setembro, ante 1.254.234 no mesmo período de 2020, um crescimento de 10,7%. Se compararmos o 3º tri de 2021 com o 3º tri de 2019, o crescimento foi de 3,4%.

O levantamento apontou ainda que foram abertas 3,5% unidades nesse 3º trimestre frente a 1,2% no mesmo período de 2020 e fechadas 1,2%, resultando num saldo de +2,3%.

Bastante vantajoso, o segmento de franquias é uma opção segura para quem quer começar um negócio próprio. Investir em uma franquia traz mais segurança e, diferentemente de ter que começar do zero com um negócio independente, usar uma marca já testada e reconhecida no mercado, é estar praticamente a um passo do sucesso. Além de economizar tempo e dinheiro, o franqueado conta com apoio operacional e estratégico, todo know-how da franqueadora e menor tempo de retorno de investimento.

Mas, afinal, onde investir?

O franchising conta com redes dos mais diversos segmentos e para todos os bolsos. Confira algumas opções separadas por valores de investimentos, dos mais baixos aos mais altos.

Modalidades com baixo investimento (a partir de R$ 15 mil)

Sonhagro: Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há 8 anos, com várias unidades franqueadas pelo país, a Sonhagro possui o suporte e a expertise das principais instituições financeiras do agronegócio.

SuperGeeks: Primeira escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação.

Love Gifts: Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos com mais de 2 mil itens a venda, que vão de copos, canecas, bolsas, jogos para casais, almofadas, entre outros. O ticket médio de consumo é de R$100 e a fabricação de um terço desses produtos é feita pela própria rede. São três modelos de negócios: Home Based, Loja Slim e Loja Smart.

Mary Help: A Mary Help é a primeira franquia do Brasil a realizar a intermediação no serviço de diaristas. A gama de serviços oferecidos vai além das faxineiras, pois os clientes também podem agendar e contratar lavadeira, passadeira, cozinheira, copeira, cuidadores de idosos e até garçons e churrasqueiros para festas e eventos. O negócio aproxima quem precisa de prestadores de serviço a quem está apto a realizá-los, de maneira fácil e prática.

Seguralta: Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF

Espaço Make: Rede especializada na comercialização de itens de maquiagem, que tem como propósito oferecer os mais diversos produtos de beleza a preços populares, a partir de R$10,00. A rede também conta com uma área VIP com preços de R$15,00 a R$25,00.

Tem Jeito: Fundada em 2015, pelo empresário Evandro de Macedo Filho, que viu no segmento de costura uma ótima opção para investir, já que nenhuma empresa ou costureira, realizava o serviço de costura, conserto e customização em pouco tempo, com qualidade e mantendo um ótimo atendimento com o cliente. Presente no segmento de Franchising há 2 anos.

Modalidades com investimento médio (de R$ 106 a R$ 250 mil)

F de Frango: Com o objetivo de entregar qualidade, sabor e o frango mais crocante do Brasil, a F de Frango tem um cardápio variado que agrada a todos os paladares. A marca nasceu em 2020, em São José do Rio Preto, estado de São Paulo e faz parte do Grupo LFB Franchising que detém outras marcas de sucesso como a La Brasa Burger e a La Fruta Açaí, que somadas, já possuem quase 200 lojas espalhadas no país.

La Fruta Açaí: Nascida em São José do Rio Preto, em São Paulo, a La Fruta Açaí é uma rede de franquias focada na comercialização de açaí e uma variedade de alimentos leves e saudáveis como: frutas, sanduiches naturais e saladas. A marca pertence ao Grupo LFB Franchising e já conta com mais de 70 franquias espalhadas pelo Brasil, sendo mais de 50 em funcionamento.

Duckbill: O empresário Rafael Naves em 2016 criou a empresa atuante no segmento de cookies e cafés especiais e dois anos depois (2018) uniu-se ao Grupo 10x no franchising. Atualmente possuiu diversas lojas espalhadas pelo Brasil e diferenciais como alimentos sem conservantes e aromatizantes artificiais e produtos que unem sabor e qualidade. Inspirado em modelos de negócio de sucesso de Nova Iorque como a Levain Bakery, não poupou esforços até encontrar a receita de cookie perfeita, com isso, foram testados 42 tipos de receitas até que chegou na que hoje é o carro chefe da rede.

La Brasa Burger: Criada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a La Brasa Burger é uma rede de franquia de hamburgueria. Focada no desenvolvimento das melhores receitas e trabalhando com temperos exclusivos, a rede pertence ao Grupo LFB Franchising e já conta com mais de 110 unidades comercializadas no país, sendo mais 50 unidades em operação.

Fast Escova: Em apenas dois anos e meio a Fast Escova é uma das redes de franquias que mais cresceu no Brasil no ano de 2020. A marca nasceu de uma necessidade do mercado de beleza e duas amigas em encontrar um salão que atendesse sem hora marcada, para procedimentos rápidos, sem perder a qualidade. Foi nesse momento que, Michelle Wadhy e Márcia Queirós, viram a oportunidade de começar um negócio inovador.

Instituto Gourmet: O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades em funcionamento em todo país.