O mercado de franquias no Brasil encerrou o terceiro trimestre deste ano com crescimento de 7,8% nas receitas, em comparação com o mesmo período de 2020. Entre os segmentos que têm se destacado está o de saúde, beleza e bem-estar, que se manteve na liderança de faturamento em valores absolutos: R$ 9,7 bilhões no acumulado julho a setembro, respondendo por 20% dos R$ 47,4 bilhões de todo o mercado.
Os dados são da mais recente Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor de Franquias, elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento foi apresentado no último dia 11, durante a Expo Franchising ABF Rio 2021. De acordo com a entidade, o mercado de franquias confirma a trajetória de recuperação rumo aos indicadores do período pré-pandemia de Covid-19.
O faturamento do segmento de saúde, beleza e bem-estar registrado no terceiro trimestre deste ano subiu 9% em relação ao período idêntico do ano passado. Não foi, proporcionalmente, o que mais aumentou – este posto coube ao de franquias de hotelaria e turismo (alta de 53%), puxadas pela flexibilização das restrições da pandemia. Ainda assim, entre 12 segmentos listados pela ABF, saúde, beleza e bem-estar segue no topo como o setor que mais gera receitas no mercado de franquias (ver dados em box ao final deste texto).
Em campo, os resultados das empresas de franquias que atuam com produtos no segmento de saúde, beleza e bem-estar confirmam o diagnóstico da pesquisa. A coordenadora de marketing d’As Franquias do Futuro, Dhyenny Leal, por exemplo, ressalta que a maior preocupação com a qualidade de vida, despertada durante a pandemia, segue contribuindo para o desempenho das vendas de artigos de saúde, beleza e bem-estar.
As Franquias do Futuro é uma provedora de soluções em tecnologias da informação para franqueados on-line. Ou seja, integra um nicho que, com a digitalização das atividades igualmente provocada pela pandemia, também experimentou expansão das atividades. Ademais, tem foco em franquias de marcas de suplementos alimentares, cosméticos naturais e semijoias, entre outros artigos.
Os números da empresa comprovam o bom momento. No acumulado do ano (janeiro a outubro), o faturamento somava R$ 6 milhões, e a estimativa é encerrar 2021 alcançando R$ 8 milhões – um crescimento de quase 80% sobre os R$ 4,5 milhões obtidos em 2020. “Já foram vendidas, de janeiro a outubro deste ano, mais de 500 unidades de franquias on-line, em todos os segmentos em que atuamos. A meta é fechar 2021 com cerca de 750 unidades vendidas”, sublinha Dhyenny Leal.
De acordo com a coordenadora, uma das vantagens do modelo de negócios d’As Franquias do Futuro (isto é, de franquias digitais) está no fato de que o franqueado não precisa dispor de grande infraestrutura física e material para realizar seu trabalho. Basta um dispositivo com acesso à internet. Estoque, logística para entrega e até o desenvolvimento do site para as vendas ficam a cargo dos franqueadores.
Com isso, o investimento inicial é reduzido, em comparação com franquias de lojas físicas, variando de R$ 9 mil a R$ 16,9 mil, dependendo do pacote de serviço adquirido. No período da pandemia, As Franquias do Futuro ultrapassou o número de 1,5 mil franqueados em todo o Brasil – tanto pessoas físicas, como jurídicas.
“Quem compra a franquia on-line tem um custo fixo de apenas R$ 39 por mês, referente à hospedagem do seu site. Além disso, sempre orientamos que, para atingir bons resultados, é preciso investir em divulgação – esta é feita pelo franqueado, utilizando o nome do seu site (não da marca, como a maioria das franquias), e ele tem à disposição uma equipe de consultores que pode auxiliar na formatação dessas campanhas”, explica Dhyenny Leal.
O faturamento médio mensal do franqueado fica entre R$ 5 mil a R$ 10 mil e a margem de lucro na faixa de 15% a 50%. “Entre um e dois anos, tem-se o retorno do investimento”, assinala a coordenadora de marketing.