A classe social alta está disposta sempre a pagar pelo melhor, diferenciado e exclusivo. Enquanto grande parte da população busca por melhores preços, as pessoas que estão no topo da pirâmide consomem produtos de luxo porque acreditam principalmente na qualidade do serviço/produto na hora de fazer uma compra e ser mais durável.
Em 2018, 14,4% da população brasileira pertenciam às classes A e B, o equivalente a 30 milhões de pessoas, segundo pesquisa da FGV Social. No ano anterior, 13,6% faziam parte dessas classes.
Dionatan Marchi, diretor executivo da franquia Oral Brasil – rede de serviços odontológicos – conta que escolheu oferecer os serviços para o público da classe alta porque eles não apenas consomem produtos caros, mas estão principalmente em busca de viver experiências diferenciadas.
“Toda nossa estrutura de ambientação é pensada para proporcionar uma experiência única. É claro que atendemos qualquer classe social, com forte presença do público A e B, e uma fatia da classe C. Porém com um ticket médio por volta de R$ 9 mil por paciente, focamos em um público-alvo específico. Temos ainda uma atenção especial com os idosos, devido à alta demanda da implantodontia, nosso carro-chefe, com tratamento premium”, diz o empresário.
Tudo em um único lugar
O interessante para o cliente que procura por tratamento odontológico, bem como o investidor que busca empreender nessa área é contar com vários serviços na mesma estrutura, ou seja, o paciente sai do consultório com uma avaliação completa.
O executivo salienta que desde que criou o modelo de negócio da Oral Brasil buscou um espaço que pudesse contar com todas as etapas de atendimento, desde o técnico ao operacional. “É uma forma de proporcionar comodidade ao paciente e deixar ele mais confortável, sem aquela necessidade de deslocamento para outro lugar para fazer um exame de raio-x panorâmico da boca, por exemplo”, diz.
A Oral Brasil conta com equipamentos de última geração, com raio-x panorâmico; laboratórios próprios; centro cirúrgico incluindo sala pré-cirúrgica e de recuperação; além de anestesia sem agulha e técnicas especiais que possibilitam colocar os dentes fixos em até 72 horas.
“Todas as unidades possuem o conceito all in one, com foco em implantodontia e máxima qualidade nos procedimentos. Criamos uma estrutura premium com equipamentos de última geração, ambientes sofisticados e aconchegantes, trazendo bem estar ao paciente desde o primeiro contato”, reforça o diretor da Oral Brasil, marca presente em três estados (Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, sendo esse último berço da rede).
Qualificação profissional
Além de treinamentos técnicos dos profissionais, Dionatan afirma que busca deixar a equipe de colaboradores com um relacionamento mais próximo ao paciente, de igualdade. “Por trabalhar com um público especial já sabemos que teremos que lidar com pessoas mais exigentes, por isso a necessidade de contar com profissionais altamente treinados. A experiência do paciente tem que ser única. Se ele não é bem atendido na consulta, esse paciente sai com uma frustração muito maior, culpando diretamente a empresa. E consequentemente, a qualidade do tratamento gera impacto nas indicações do mesmo aos seus familiares e amigos”, avalia o executivo.
Com um modelo de gestão moderno, fácil e intuitivo, a Oral Brasil investe constantemente em inovações para oferecer atendimento mais próximo e humanizado.
Para alcançar o público-alvo, Marchi revela que adota estratégias de marketing e o resultado tem sido bem satisfatório para os franqueados. “Hoje investimos 10% da nossa meta de faturamento em mídia local, ou seja, cada unidade investe R$ 30 mil por mês”, finaliza.
A Oral Brasil tem como foco os serviços de lentes de contado em porcelana, aparelhos invisíveis (invisalign), harmonização orofacial, sendo o de implante o seu carro-chefe, que representa 70% da procura pelos serviços.