1ª edição da FranchiseB2B potencializa retomada das feiras presenciais de franquias em São Paulo

Na proporção em que o processo de vacinação do Covid-19 chega ao maior número de pessoas e com o afrouxamento das medidas de distanciamento social, o setor de eventos presenciais vem sinalizando sua retomada e se recuperando dos impactos da pandemia.

Esse retorno dos eventos presenciais, como as feiras de franquias, além de proporcionar a interação de pessoas cria uma janela de oportunidades de troca de conhecimentos, aperfeiçoamento profissional, assim também como melhores resultados de vendas, comercialização de produtos e modernização de serviços.

As feiras presenciais mobilizam grandes aspectos como fornecedores de serviços, alimentação, logística, equipamentos de audiovisual, cenografia entre outros. Essa mobilização traz resultados positivos que ajudam na recuperação e saúde financeira das empresas e de todo o mercado em geral.

Eventos como a FranchiseB2B, organizada pelo NX Franquias, traz o importante papel de construção e recuperação no setor de franquias, pois com longo período de restrições e paralisações desses eventos o público do mundo dos negócios aguarda ansioso para essa retomada, do contato olho no olho, com a possibilidade de se tornarem futuros empreendedores.

A feira presencial será realizada no Hotel Pullman Vila Olímpia, no dia 25 de novembro, das 9h às 21h, em São Paulo.

Recuperação do setor de franquias

Aos poucos os consumidores estão retornando com seus hábitos e impulsionando a recuperação e bom desempenho do setor de franquias que, segundo dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), apresentou recuperação no 3º trimestre deste ano.

De acordo com o estudo feito em parceria com o Instituto de Pesquisas – AGP Coleta de dados e análise, o faturamento que em 2019 foi de R$ 47,203 bilhões passou a R$ 43,954 bilhões no ano passado e chegou a R$ 47,385 bilhões de julho a setembro deste ano. A variação foi queda de 35,7% de 2019 para 2020 e de crescimento de 48,4% para 2021, durante o período analisado.

Ainda de acordo com dados da ABF, o setor de franquias totalizou 1.388.560 trabalhadores diretos nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, um indicativo de estabilidade no mercado com a retomada das atividades.

Sobre o movimento de abertura e fechamento de unidades também trouxe resultados positivos. O aumento de unidades abertas no 3º trimestre deste ano ficou em 3,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 1,2%. Já o fechamento caiu para 1,2% contra 4,4% operações, resultando num saldo de 2,3%.

Impacto dos eventos de negócios

De acordo com estudo realizado em 2019 pela NewSense/Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras – o volume de negócios gerado por eventos de empreendedorismo é da ordem de R$ 305 bilhões, ou 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.

Segundo a pesquisa, esse contato de marketing face a face se mantém como uma poderosa ferramenta mesmo com a evolução digital, pois garante confiabilidade nos relacionamentos comerciais assim também como geração de negócios.

Essa conjunção de confiança pessoal e interação entre expositores e visitantes garante um alto retorno do investimento e comprova o impacto positivo dessas feiras de economia e estabilidade social. Esse contato reflete diretamente nas produções e movimentos do varejo, gerando mais emprego e renda.

Eventos de grande porte como feiras de negócios e congressos com estandes reúnem 8,2 milhões de visitantes por ano, empregando em torno de 2 milhões de pessoas direta ou indiretamente.

Assim como a FranchiseB2B, que já tem a confirmação de 70 redes para essa 1ª edição, com a expectativa de receber uma média de 2 mil pessoas. O evento seguirá todas as orientações de medida de proteção para realização de forma segura.